Se gosto de ver um bom haul de Beleza? Culpada. Dezenas e dezenas de produtos comprados, numa Sephora, numa farmácia francesa ou numa Ulta, é quase hipnótico. Queremos sempre saber quais os produtos virais, as tendências do momento, as últimas novidades. E eu que tenho sempre a desculpa de que a minha profissão me obriga a estar sempre informada (e está, na verdade).

É difícil não ficar colada a ver a coleção de maquilhagem ou de perfumes das influencers, com todos aqueles frascos perfeitamente alinhados ou as gavetas bem recheadas e organizadas. E acredito que não estou sozinha nisso.

#Deinfluencing: "desinfluenciar" é a nova (e consciente) tendência de Beleza do TikTok
#Deinfluencing: "desinfluenciar" é a nova (e consciente) tendência de Beleza do TikTok
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Com tanto conteúdo deste género nas redes sociais, pode tornar-se difícil perceber o que realmente é "normal" ou não. Diga-se "normal", neste caso, como o que realmente necessitamos e o que estamos a comprar apenas porque fomos influenciadas por alguém (dentro e fora das redes sociais). Será que precisamos mesmo de 6 séruns ou 12 batons? Será que os acabamos sequer em tempo útil? Ou que atendem mesmo às necessidades na nossa pele?

É neste sentido que surge a nova tendência, ou melhor, movimento no TikTok: o "underconsumption core" (em português, "subconsumo"). Numa sociedade onde o consumo parece mais desenfreado que nunca, este movimento vem como uma lufada de ar fresco que nos relembra a todos que nem todos necessitam de 67 produtos de maquilhagem, 34 de skincare ou 153 perfumes.

Os internautas que aderiram à tendência partilham as suas coleções e rotinas minimalistas, como incentivo e inspiração a aprender a viver com menos e de forma mais sustentável, como usar os produtos até ao fim e comprar um novo apenas quando necessário. Lembrando sempre de que estes vídeos não se tratam de ataques a quem consome Beleza em larga escalada, felizmente, casa um é livre de tomar as suas decisões, pede-se apenas que sejam mais conscientes.

Veja um vídeo exemplificativo da tendência "underconsumption core", abaixo: