As noivas são quem mais sentem na pele (literalmente) o stress da preparação do casamento. São horas sem dormir, tarefas infinitas, e quanto mais perto da data, pior é. Claro que a pele acaba por ressentir e começa a apresentar algumas alterações como acne, olheiras, falta de brilho e desidratação.

Falamos com a maquilhadora profissional Cati Beauty, que nos explicou a importância de começar a cuidar da pele desde o início. "Prefiro sempre que tenham uma rotina de skincare simples mas consistente durante meses antes do casamento, do que apenas um facial ou máscara incrível no dia anterior. Há alguns truques e produtos que melhoram a aparência da pele no momento, mas na maioria das pessoas, não são suficientes para uma pele bem cuidada", explica. Portanto, se está noiva ou vai casar em breve, tome nota destes conselhos e desfrute de uma pele de sonho no dia do casamento.

Quais os principais fatores que podem influenciar o estado da pele antes do casamento?

"Creio que os três grandes fatores que mais influenciam o estado da pele são a alimentação, a exposição solar e o stress. Este último é talvez o mais desafiante de combater, principalmente quando se está a planear um casamento, por isso tentar "desligar" e descansar bem à noite é essencial."

"Não é necessário mudar drasticamente a alimentação, mas beber muita água e comer mais vegetais ajuda, bem como evitar o açúcar e álcool, que causa inflamação. Quanto à exposição solar, aplicar religiosamente fator 50+ de manhã e ao longo do dia é, para mim, a melhor dica de skincare que posso dar, seja como preparação para o casamento ou para a vida."

Casamentos: atualizamos a nossa lista com mais de 50 maquilhadores (de todo o país) para noivas e convidadas
Casamentos: atualizamos a nossa lista com mais de 50 maquilhadores (de todo o país) para noivas e convidadas
Ver artigo

Uma boa rotina de skincare é o segredo para uma maquilhagem perfeita no dia do casamento?

"Sim, é mesmo o segredo. É muito raro alguém ter uma pele muito boa sem ter de cuidar dela. Por mais que se possa destacar os olhos ou lábios numa maquilhagem de noiva, uma pele bonita, seja qual for o estilo pretendido, é essencial."

"A maquilhagem consegue corrigir cor, mas não textura - e quanto mais produto se aplica, mais isso vai ser evidente. Em peles bem cuidadas, normalmente uso muito menos produto do que se possa pensar, o que é perfeito para um resultado mais "fresco" e natural. Uma boa rotina de skincare resulta numa pele mais hidratada e viçosa, e isso já é 80% do "trabalho" feito para uma maquilhagem bonita."

Quais são os passos essenciais da rotina de skincare de uma noiva?

"Depende sempre do tipo e condição da pele da noiva, por isso é importante receber um acompanhamento personalizado, até para ser o mais eficaz possível. Mas no geral, uma boa limpeza diária é imprescindível: desmaquilhar com um óleo ou bálsamo e de seguida lavar bem o rosto e não usar apenas água micelar. Este primeiro passo parece simples, mas é o que noto ser mais negligenciado. De seguida aplicar um tónico (de preferência com AHAs ou BHAs), sérum (ou séruns) de tratamento específico, creme de olhos, creme hidratante e protetor solar (para o dia). Isto, para mim são alguns passos básicos que, se adaptados à pele em questão, vão fazer toda a diferença."

Existe algum produto ou tratamento específico que as noivas devem fazer?

"Se a pele tolerar - e há que introduzir este tipo de produtos gradualmente - recomendo sempre um ácido glicólico, principalmente em forma de tónico. Ajuda a esfoliar a pele e prepará-la para os produtos de tratamento e hidratação que vêm de seguida. Normalmente consegue-se ver uma luminosidade maior na pele com apenas alguns dias de uso. Recomendo o Pixi Glow Tonic e o Ren Ready Steady Glow."

"No que toca a tratamentos, acho sempre benéfico fazer algum tipo de facial ou laser nos meses que antecedem o casamento. Recomendo nunca fazerem estes tratamentos a menos de duas semanas do casamento, não vá existir alguma reação ou a própria regeneração da pele trazer algumas mazelas visíveis, o que leva alguns dias ou semanas a cicatrizar."

Na noite anterior ao casamento, o que é importante fazer?

"Diria que a melhor preparação é mesmo evitar excesso de sal, açúcar e álcool, e descansar bem, algo que normalmente não acontece nos dias corridos que antecedem um casamento. Parece um cliché, mas ter uma alimentação leve e beber muita água no dia e noite anterior ajuda muito a acordar mais leve e com mais energia e, consequentemente, ter uma pele mais viçosa e hidratada."

"Em termos de skincare, caso já tenham usado este tipo de produtos antes, uma máscara de limpeza profunda, seguida de uma boa hidratação (ou mesmo outra máscara de hidratação), ajuda a preparar a pele para o dia seguinte."

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.