Corta ali, cose acolá. Ora aumenta, ora reduz. A cirurgia plástica é todo um mundo de possibilidades. No radar das suas tendências, há uma que está a chamar a atenção não só das celebridades, como de quem navega pelas redes sociais. Chama-se bichectomia, em inglês “buccal fat removal”, e trata-se de um procedimento cirúrgico que consiste em remover uma camada de gordura das bochechas, de forma a que as maçãs do rosto se tornem salientes e a face ganhe uma aparência mais definida.

Lembra-se como eram estas celebridades antes das cirurgias plásticas?
Lembra-se como eram estas celebridades antes das cirurgias plásticas?
Ver artigo

A “febre” da bichectomia terá começado no Brasil e só depois é que se expandiu para os Estados Unidos da América e Europa, com Portugal incluído. As celebridades tornaram esta cirurgia popular. A modelo Chrissy Teigen admitiu no Instagram que se rendeu à bichectomia e há suspeitas de que Bella Hadid, Madonna, Lea Michele e até Angelina Jolie também tenham aderido à moda. No TikTok, não se fala de outra coisa, após se terem tornado virais alguns vídeos dos resultados do procedimento.

Há várias questões que pairam no ar. De como é que se faz aos cuidados no pós operatório, estivemos à conversa com o cirurgião plástico Ângelo Rebelo, fundador da Clínica Milénio, que nos respondeu a todas perguntas sobre a popular bichectomia.

Como é feito o procedimento cirúrgico?

A bichectomia é uma pequena cirurgia, praticamente indolor, e que é realizada, muitas vezes, com anestesia local, com ajuda ou não de sedação, dependente da sensibilidade da pessoa. Há um local próprio dentro da boca onde é feita uma pequena incisão para retirar a bola de gordura, conhecida como bola de bichat.

Quais os cuidados no pós operatório?

Como é um procedimento realizado dentro da boca, os pontos não se vêem e são absorvidos pelo paciente. A zona que é mexida pode inchar e ficar negra. Na nossa clínica, aconselhamos ao paciente a usar uma mentoneira, uma espécie de máscara elástica, durante dois dias e depois durante uma semana para dormir. Assim, o inchaço e o negro passam mais rápido.

As pessoas podem fazer a vida normal a partir do dia seguinte: tomar duche, lavar a cara e fazer desporto. No entanto, não podem praticar exercício fisico violento e tudo o que implica atividades com a cabeça virada para baixo, porque aumentam o inchaço e o negro.

No pós operatório, aconselhamos a terem cuidados com a higiene oral. A seguir a comer, têm que bochechar com um elixir para que os restos dos alimentos não fiquem nos pontos.

Todas as pessoas podem fazer bichectomia?

Nem todas as pessoas têm indicação para o fazer. Às vezes, é o contorno do rosto que é mais redondo devido à estrutura óssea. Retirar a bola de bichat não vai fazer nada.

É uma cirurgia que pode ter implicações posteriores?

Não. As implicações surgem quando o paciente recorre a um profissional que não tem conhecimentos sobre bichectomia. Há situações em que há pessoas que ficam com paralisia facial ou verificam uma diminuição na produção de saliva, mas é porque não foram ao sítio certo.

Que profissionais estão habilitados para fazer a cirurgia?

O leque de especialistas que a podem fazer é vasto: cirurgia plástica, cirurgia maxilo-facial e estomatologia. O fundamental é ter uma base cirúrgica, conhecimentos anatómicos e saber a técnica.

A bichectomia é reversível?

Não. Uma vez retirada a bola de bichat, nunca mais volta. É um resultado permanente.

Veja o antes e o depois das celebridades que lançaram as suspeitas de terem feito bichectomia e retire as suas próprias conclusões: