É já nos dias 3 e 4 de março que se vai realizar o Onco.skin, o primeiro congresso dedicado à saúde da pele após um diagnóstico de cancro. Organizado pelo AIM Cancer Center, o maior centro de cuidados de saúde e estilo de vida em oncologia, tem um objetivo claro: “a promoção de literacia sobre os cuidados com a pele em oncologia”, revela Catarina Ribeiro, fundadora do Onco.skin, acrescentando ainda que o congresso surgiu pelo facto de serem “raras as formações neste tema e escassa a informação fidedigna disponível”.

O evento de skincare, estética e dermocosmética em oncologia vai ter não só as tradicionais palestras, como live demos — tanto de medicina estética como de dermopigmentação de sobrancelhas numa doente oncológica — e workshops para doentes, cuidadores e profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas) e profissionais de estética.

Cancro da mama e o cabelo: podem atenuar-se os efeitos sobre o cabelo, durante o tratamento?
Cancro da mama e o cabelo: podem atenuar-se os efeitos sobre o cabelo, durante o tratamento?
Ver artigo

"Para além desses fatores respeitantes ao congresso em si, o tema dos cuidados com a pele e a estética em oncologia são um tema particular porque respeita tanto à saúde e bem estar físico (com um grande impacto na qualidade de vida e, até, capacidade de tolerar determinadas doses e tratamentos) como também ao bem estar mental, emocional e social, intimamente relacionados com a auto-imagem, auto-estima e a relação com o outro”.

Está a chegar a Portugal o primeiro congresso dedicado à saúde da pele oncológica
@onco.skin

Posto isto, o I Onco.skin tem o mote "A sua pele não é vaidade, é saúde”, valorizando os cuidados com a pele e cabelo, que "devem ser abraçados desde o primeiro dia após o diagnóstico de cancro de modo a melhor ajudar a preparar a pele para os efeitos secundários possíveis dos tratamentos, ajudando a reduzir as toxicidades cutâneas e melhorar a qualidade de vida”.

De acordo com Catarina Ribeiro, o congresso conta já com mais de 200 participantes inscritos e com uma adesão em força de profissionais de várias áreas, adiantando que, nos próximos meses, vão surgir novidades “igualmente empolgantes”.

As inscrições para o I Onco.skin ainda estão abertas e podem ser feitas aqui. Podem seguir as redes sociais @onco.skin e @aimcancercenter para ficarem a par das notícias em primeira mão.