Muito provavelmente já terá ouvido falar de ventosaterapia, também conhecida por cupping. A prática ancestral tem como objetivo melhorar a circulação sanguínea através de uma sucção realizada por copos especializados. Se lhe falarmos de marcas circulares escuras espalhadas pelo corpo, já chegou lá de certeza.

Tudo o que precisa saber sobre o duplo queixo e como dizer-lhe bye bye
Tudo o que precisa saber sobre o duplo queixo e como dizer-lhe bye bye
Ver artigo

Ora rapidamente se percebeu que esta técnica podia ser aplicada ao rosto, beneficiando dos mesmos resultados, o que levou ao  facial cupping. Uma tendência cada vez maior nas redes sociais, como o Instagram e o TikTok, e que lhe explicamos agora para que serve e como fazer. Afinal de contas, quem é que não deseja uma pele luminosa e rosto definido? Venha daí!

O que é o facial cupping?

É uma técnica que utiliza copos de sucção para realizar uma massagem pelo rosto. Pode ajudar em casos de inflamação, má circulação sanguínea, aparência da pele e, ainda, dor. Segundo os especialistas, esta prática vem já do Antigo Egipto e atualmente está associada a práticas de Ayurveda e Medicina Chinesa.

Principais benefícios

  • Promover a circulação sanguínea
  • efeito lifting
  • reduzir a aparência das rugas e linhas de expressão
  • diminuir inchaços
  • definir os contornos e as maçãs do rosto
  • pele mais luminosa, firme e preenchida
  • estimular as células responsáveis ​​pela produção de colagénio
  • eliminar toxinas
  • relaxar a tensão muscular e aliviar o stress.

Como fazer?

Existem já inúmeros vídeos que explicam como fazer esta massagem com uso de copos de sucção. Em primeiro lugar, é obrigatório utilizar óleo facial para que estes deslizem facilmente por todo o rosto e pescoço, caso contrário vão promover rugas em vez de as desvanecer.

De seguida, apertar o copo para conseguir o efeito de sucção e realizar movimentos ascendentes no rosto, ao mesmo tempo que vai definindo os seus contornos. No pescoço, utilizar movimentos descendentes.

Lembramos ainda que, embora não seja agressivo para a pele, é possível que experiencie alguma vermelhidão no fim do ritual. Um gesto simples que poderá mudar a aparência da sua pele!

Percorra a galeria e encontre os produtos certos para introduzir o facial cupping na sua rotina: