O frio, vento, as diferenças de temperatura ou ar condicionado são alguns dos factores que contribuem para o aparecimento de gripes e constipações, assim como, o despertar de sinusites e rinites. As vias respiratórias são afetadas, provocando, ora corrimento nasal (o chamado "pingo"), ora nariz entupido, assim como fossais nasais secas e irritadas. Tudo isto faz com que nos tenhamos de assoar repetidas vezes ao longo do dia e até durante a noite, sensibilizando não apenas o nariz por dentro, como a sua pele por fora.

Pele irritada de tanto assoar o nariz? 9 produtos de farmácia a ter sempre à mão
Pele irritada de tanto assoar o nariz? 9 produtos de farmácia a ter sempre à mão
Ver artigo

Em conversa com a equipa, percebi que é mal comum, no entanto, temos truques e dicas que podem prevenir e/ou tratar a pele sensibilizada. A nossa diretora, Susana Chaves, aconselha a que se utilize lenços de pano no lugar dos de papel, já que estes são mais suaves. A isto, sugere ainda que se borrife o lenço com água termal, já que esta tem propriedades calmantes e regeneradoras.

Tendo eu sinusite e rinite, posso assegurar que passo todo o ano a assoar-me, contudo, é no inverno que a coisa se intensifica. Quando vejo a região do nariz já muito sensibilizada, gosto de aplicar uma boa camada do creme Cicaplast da La Roche-Posay que ajuda a acalmar a vermelhidão e ardor, ao mesmo tempo que repõe a barreira cutânea. Em alguns casos mais "graves", recorro ao Bephantene.