Embora a causa mais conhecida para as olheiras seja uma ou várias noites mal dormidas, existem várias razões que podem levar os semicírculos escuros a aparecer debaixo dos nossos olhos. Uma delas é a nossa herança genética: é verdade que, se a nossa mãe ou pai tiverem a pele do contorno de olhos particularmente fina, seja provável que nós a tenhamos também, especialmente se formos negligentes com essa zona do rosto. Por outro lado, também pode ser uma questão de excesso de pigmento nessa área, que acontece quando, por exemplo, apanhamos demasiado sol (ou não nos protegemos devidamente dele).
Independentemente do factor que esteja a causar as suas olheiras, existem alguns truques e produtos que ajudam a disfarçá-las e/ou a eliminá-las. Eis alguns deles:
Usar produtos com retinol
Herança ou não, se a pele do seu contorno de olhos é particularmente fina, os produtos com retinol podem ajudar a fortalecê-la. A utilização deste tipo de composições pode estimular a produção de colagénio, dando um maior suporte à área para uma pele mais firme e volumosa, e melhorando a aparência das olheiras. No entanto, a aplicação demasiado frequente deste tipo de produtos pode deixar a pele vermelha e sensível, e por isso são recomendadas fórmulas com uma concentração baixa deste ingrediente.
Ainda sobre ingredientes que diminuem as olheiras, alguns óleos essenciais, como os de funcho e de gerânio rosa, também ajudam a combater o problema.
Proteger do sol
Se estiver à procura de mais uma razão para proteger a pele do sol (mesmo no Inverno!), aqui está: não há forma mais eficaz de evitar olheiras causadas pelo excesso de pigmentação, que a aplicação constante de protector solar. Além do protector, pode optar por produtos de rosto com fórmulas que contenham vitamina C, extracto de licorice e ácido kójico, que ajudam a reduzir a pigmentação da pele ao longo dos tempos e diminuem consequentemente as olheiras.
Cuidado ao remover a maquilhagem
A pele do contorno de olhos é extremamente sensível, o que significa que fica inflamada com mais facilidade, especialmente face a produtos (e movimentos) agressivos. Por essa razão, a altura de remover a maquilhagem é muito importante para esta zona do rosto e toda a rotina deve ser feita com fórmulas gentis e movimentos delicados.
Os truques caseiros
Para um pick me up caseiro, experimente molhar dois sacos de chá em água morna e aplicá-los nos olhos durante cinco minutos. O chá com cafeína tem taninos naturais e ajuda a diminuir os papos debaixo dos olhos.
Outro truque que é utilizado há séculos é o frio, que minimiza a aparência das olheiras e papos ao reduzir a dilatação dos vasos sanguíneos dessa zona. Rodelas frescas de pepino ou de batata, máscaras de olhos em gel, colheres frias, um jade roller ou mesmo pequenos panos molhados em água fria aplicados sobre a área durante 20 minutos podem ajudar.
Escolher o tom de corrector certo
Para disfarçar as olheiras, é importante que o concealer escolhido tenha um undertone rosado ou pêssego, os melhores para neutralizar a cor azulada dos círculos debaixo dos olhos. Se usar um corrector amarelado, vai destacar-se sem esconder a zona escurecida. Este produto deve ser aplicado lentamente e em camadas finas, para um resultado o mais natural possível.
Combater as alergias
Às vezes, as olheiras aparecem porque temos alergias e nem nos apercebemos disso. Se for esse o caso, um anti-histamínico pode fazer milagres - à alergia e à aparência do seu contorno de olhos.
Mais água, menos sal, álcool e tabaco
O título diz-lhe tudo o que precisa de saber: a hidratação é muito importante para combater as olheiras porque quando o corpo está desidratado, tem tendência a reter líquidos em zonas como o contorno de olhos. O álcool contribui para essa desidratação, e o sal para a retenção de líquidos. O tabaco é conhecido por danificar a pele delicada do contorno de olhos e por agravar as olheiras.
Comentários