Pode ser difícil acreditar que o sol é perigoso para a nossa pele quando estão temperaturas negativas lá fora, mas é verdade: o sol no Outono e Inverno é tão perigoso como na Primavera e no Verão, sendo, portanto, obrigatório aplicar protector solar e ter certos cuidados com a epiderme.

Se já ouviu falar na teoria de que os raios de sol são mais perigosos quando o céu está nublado, existe um fundo de verdade nisso: o que acontece quando as nuvens tapam o sol é que os raios ultravioleta (UVA), aqueles que sentimos a “arder” na pele, não atravessam as nuvens, e não nos avisam de que, na realidade, o sol continua a queimar a nossa pele através dos raios UVB. Isso pode levar-nos a acreditar que estamos protegidos, ou que não há perigo, quando na realidade o perigo é uma constante quando estamos expostos ao sol. É importante não esquecer que os raios UVB também atravessam vidro; isso significa que não estamos a salvo no carro, no ginásio ou mesmo no escritório.

Será já dispensável mencionar as consequências da exposição ao sol (envelhecimento precoce da pele, cancro), que se vai acumulando ao longo dos anos graças à memória da nossa epiderme. No entanto, existem vários produtos muito além dos tradicionais protectores solares que protegem a nossa pele da exposição durante as estações mais frias. Reunimos alguns dos nossos favoritos, dos cremes hidratantes à maquilhagem.

O creme hidratante

Faça deste conselho uma regra: o recomendado é utilizar todos os dias um creme de rosto com pelo menos SPF 30. Se costuma andar ao ar livre, deve reaplicá-lo várias vezes ao dia, em toda a pele que tenha à mostra - rosto, orelhas, peito, mãos. Se prefere outro tipo de texturas, também existem sprays com protecção UV.

8 produtos de rosto com SPF acima de 30

A maquilhagem

Se costuma usar maquilhagem, pode ser uma boa oportunidade para reforçar a protecção contra o sol. Hoje em dia já existem muitos produtos com SPF, especialmente no que toca a bases e correctores.

8 produtos de maquilhagem com SPF acima de 30

Em termos de gadgets, os laboratórios da La Roche-Posay desenvolveram o My Skin Track/UV, um pequeno objecto que pode usar na carteira, na roupa ou numa peça de joalharia e que lhe diz qual é a sua exposição ao sol. Ligado ao telemóvel através de uma app, este pequeno gadget não só lhe indica de forma precisa a intensidade dos raios de sol a que está exposta, mas também os níveis de poluição, humidade e de pólen no ar.

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram