Está para chegar o dia em que o facto de a indústria da Moda dar destaque a um rosto com cicatrizes não será notícia, mas, por enquanto, e tendo em conta que este não é o tipo de imagens com que nos deparamos sempre que entramos num site de roupa (ou num site, no geral), o mundo quer tirar uns minutos para celebrar. E quando dizemos o mundo estamos a referir-nos ao Twitter, aquele lugar que pode santificar ou destruir a carreira de alguém. Felizmente para Rihanna, ela está incluída na primeira opção (quando é que não está?). Nos últimos dias a cantora tem recebido uma verdadeira onda de amor, round of applause, standin' ovation, e não é caso para menos depois de 1. ter escolhido a modelo sul-sudanesa Aweng Mayen Chuol como protagonista da nova campanha da Fenty Fashion 2. ter dito não ao photoshop.

Na imagem, fotografada por Ruth Ossai, Aweng aparece promovendo o ear cuff Roped In, mas, por muito bonita que seja, a jóia está longe de ser o foco de atenção dos fãs. "Adoro que as imagens usadas na Fenty não estejam retocadas e que a pele das modelos não esteja aperfeiçoada pelos standards da sociedade", escreveu uma utilizadora. "Wow! Uma rapariga com cicatrizes, isso toca-me o coração. Nunca tive nenhuma razão para me sentir menos terrível sobre as minhas cicatrizes até ter visto isto", disse outra. "És linda, Rihanna." Esperem - isto fomos nós.

Aweng, a modelo que sonha tornar-se a primeira mulher presidente do sul do Sudão,  já tinha falado da sua relação conturbada com a indústria da Beleza à Dazed and Confused e de como as suas cicatrizes fazem parte de quem é. "Desde cedo que me incutiram a ideia de que as minhas cicatrizes me tornavam bonita. São normais na minha cultura. São vistas como um sinal de crescimento", disse em entrevista.

Esta marca de maquilhagem é a primeira a lançar uma base com 100 tonalidades diferentes
Esta marca de maquilhagem é a primeira a lançar uma base com 100 tonalidades diferentes
Ver artigo

Apesar da sua auto-estima não ser de todo o problema (ensina-nos, Aweng!), a modelo confessou que está cansada de ser descrita como 'exótica' ou de ter os olhos voltados para a sua pele, ao invés da sua personalidade ou talento. "Às vezes queria gritar: 'olhem para mim, não sou só uma cicatriz, sou um ser humano', mas percebo, é uma curiosidade. Sei que sou diferente, sei que as minhas feições faciais são diferentes, mas para mim isso é Beleza." [can we get another amen?]

Das 40 tonalidades de base diferentes da Fenty Beauty (parece-nos okay agora, mas há dois anos foi groundbreaking) ao inesquecível desfile de lingerie da Savage x Fenty, Rihanna já deixou claro que tudo o que envolver o seu nome irá também abanar as estruturas convencionais dos padrões de Beleza (status uptade: as cicatrizes são bonitas). Ficamos ansiosamente à espera do próximo tremor de terra.