Alguns meses a colher os frutos do boom do sexual wellness no Brasil, uma nova “preocupação” entrou na lista de autocuidado das mulheres. Será que com mais liberdade sexual agora estão a preocupar-se até com a aparência lá de baixo?

O cuidado da pele da zona íntima, conhecido como skintimate, foi apontado como tendência pela WGSN e já possui uma lista de produtos que prometem tratar a região íntima. E não se resume apenas à higiene: aqui os séruns, cremes, óleos e lubrificantes são formulados com ingredientes que equilibram o microbioma da vagina e tratam da pele da região.

Se é apaixonada por skincare, de certeza que já conhece a marca de luxo alemã Dr. Barbara Sturm. Já em 2021 apresentaram a V Collection, uma linha com dois produtos: um sabonete íntimo (V Wash) e um sérum de tratamento (V Drops) com prebióticos e extratos de plantas, ácido hialurónico, glicerina e ácido lático, para tratar especificamente a vagina.

Já no Brasil, algumas marcas de cosméticos não estão a ficar para trás nas novidades, com produtos para um cuidado impecável com a região íntima.

Higiene íntima e lubs

Sabonetes íntimos neutros e produtos para usar na hora do sexo, como lubrificantes à base de água. Há tantas novidades, mas destaco as opções que promovem hidratação e equilíbrio do pH, disponíveis em algumas marcas que já viraram queridinhas, como a Lubs, Pantynova e Feel. Nelas também pode encontrar outras opções que agregam sensações – já falei do Jambu Vibes, da Lubs, mas também tem o Booster Excitante, da Pantynova, com os efeitos de aquecimento e um formigamento provocados pelo jambu, erva típica da região norte do Brasil.

Cuidados da pele

Seja um creme para evitar assaduras – como o lançamento da Sallve, o Hidratante Antiatrito – ou seja um cuidado mais pontual, nomeadamente hiperpigmentação, manchas ou foliculite. Um exemplo é o Esfoliante Cristal Touch, da INTT Cosméticos, que pode ser usado no corpo e na região pélvica.

Alívio no período menstrual

O skintimate anda lado a lado com o bem-estar e inclui o uso de óleos essenciais e aromaterapia, que podem ser um conforto quando tudo parece mais doloroso devido às alterações hormonais do período. O óleo essencial TPM + Cólica, da BeBrasil, possui um mix de gerânio, artemísia e lavanda, que alivia desconfortos comuns durante a menstruação.

Vajacial

Alguns salões especializados oferecem limpeza, esfoliação, tratamento e/ou remoção de pêlos encravados, enquanto outros incluem até massagens abdominais, vaporização vaginal e o uso de luzes LED para fins antibacterianos. Um vajacial também pode incluir uma máscara de tratamento. Ou seja, praticamente um spa para a vagina.

Antes de tentar qualquer um desses procedimentos, recomendamos o aconselhamento do médico ginecologista. Vale lembrar que certos produtos com fragrância e certos ingredientes ativos podem perturbar o equilíbrio natural do pH da vagina e causar irritação.

O pH desta zona é diferente do resto do corpo e é preciso perceber que a vagina é um órgão que deve manter o seu microbioma equilibrado e saudável. Realize diariamente a higienização externa da vulva com um sabonete neutro e lembre-se: cautela e bom senso são palavras de ordem na hora de cuidar da zona íntima.

Trocou o Rio de Janeiro por Lisboa, e de lá trouxe o jeito curioso e a paixão por jornalismo. Por cá, Aline Fernandez aprendeu a amar os desdobramentos da língua portuguesa, e aqui na Miranda vai aplicá-los, e à sua obsessão pela Beleza, explorando a sua relação intrínseca com o Brasil. "Bora?"

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.