A depilação não é uma tendência de hoje ou de ontem. Já os Romanos e a civilização do Antigo Egipto tinham por hábito proceder ao ato da remoção dos pêlos. À medida que o mundo foi evoluindo, a depilação foi-se adaptando às alterações do mesmo.
Enraizada às exigências da sociedade em perpetuar o ideal de Beleza sem pêlos, hoje, a escolha individual fala mais alto. Depilar ou não depilar? É a questão que se levanta. Há quem opte por não retirar os pêlos e há quem se sinta mais confortável ao fazer a depilação. É com a chegada dos dias de praia que as técnicas de estética se vêm sem mãos a medir para satisfazer os pedidos das suas clientes. A par das pernas, a depilação na zona íntima é dos pedidos de depilação mais frequentes. Total, cavada ou linha do biquíni. São vários os estilos de depilação que estão ao dispor tanto mulheres, como de homens.
Na clínica de estética DepilConcept, em Coimbra, os pedidos dos clientes diferem de acordo com a faixa etária. “As jovens na casa dos 20 anos tendem em fazer a virilha total, sendo que as senhoras com mais de 40 têm por hábito limitarem-se à linha do biquíni, removendo somente os pêlos externos à cueca”, revela Margarida Aires, consultora DepilConcept Coimbra e técnica de Depilação a Laser.
Já na clínica de depilação a laser D’epiderm, situada em Leiria, regista-se a tendência da virilha total. “A maior parte das mulheres prefere a remoção total da pilosidade de toda a área genital quer por questões estéticas, como por razões de saúde e/ou conforto", afirma Andreia Mendes, diretora técnica. É também nesta clínica que se tem verificado um aumento de clientes do sexo masculino. “Ao longo dos últimos 10 anos em que estamos no mercado, temos notado uma procura cada vez maior dos homens na depilação a laser na zona das virilhas.”
Para além das clínicas e dos centros de estética, há um grande número de profissionais que trabalha a regime independente. Flor Ramos é um desses profissionais. A técnica diz-nos que as marcações feitas no seu salão são na sua maioria de clientes com 50 ou mais anos. Os pedidos situam-se entre a virilha cavada e a totalidade. “Rara é a cliente que só quer retirar um pouco”, diz. Flor Ramos adianta ainda que as clientes têm vindo a alterar os seus gostos. “Uma grande parte das adolescentes deseja fazer logo a virilha na sua totalidade, situação esta que não acontecia há 10 anos atrás.”
Seja ela total, cavada ou pela linha do biquíni, as tendências de depilação vão para além do que está in ou out, o ato de depilar é uma escolha individual que se alinha com os gostos, as preferências e o conforto de cada um de nós.
Comentários