Enquanto uns preferem tomar banho pela manhã para despertar, há quem não dispense o duche quando chega do trabalho ou antes de deitar, para se deitarem livres da sujidade. E há ainda quem diga que é estritamente proibido tomar banho depois das refeições com medo de que possa afetar a digestão.

A verdade é que, segundo especialistas, o melhor momento do dia para tomar banho está relacionado com a preferência de cada um. Sim, é verdade. Para além da sua função básica de higiene, o banho proporciona outros benefícios e é com eles que tem de jogar quando escolhe o momento para o tomar.

De Lady Gaga a Rui Unas: 8 celebridades que já aderiram aos banhos gelados
De Lady Gaga a Rui Unas: 8 celebridades que já aderiram aos banhos gelados
Ver artigo

Os banhos matinais são ideais para quem precisa de uma ajuda extra a acordar e começar o dia energizado. Para os mais corajosos, um banho frio ou um jato de água fria no fim do duche trazem inúmeros benefícios, já que para além de despertar, ajuda a reafirmar a pele, reduzir a celulite e promover o brilho do cabelo.

Já os banhos noturnos, para além de eliminarem toda a sujidade acumulada ao longo do dia, são óptimos para ajudar a relaxar, aliviam o stress e ansiedade, tensão muscular e promovem uma boa noite de sonho. Se optar por um banho de imersão, pode ainda tirar partido da aromaterapia que vai potenciar o relaxamento. Aqui, a água morna ou quente (nunca exgaradamente) são a escolha certeira.