A minha primeira e breve visita aos Açores, há muitos anos, foi à ilha Terceira e, não tive muita oportunidade de mergulhar a fundo sequer nesta ilha e em nenhuma das outras. Desta vez, parti em direção a Ponta Delgada para conhecer - e render-me - à magia da ilha de São Miguel, convidada e acolhida pelo Hilton Double Tree Lagoa Azores, mais do que um hotel, um refúgio moderno e encantador, estrategicamente localizado perto dos principais pontos de interesse da região. É caso para dizer que foi amor à segunda visita.
Um hotel moderno, aromático e com uma vista de tirar o fôlego
Inaugurado no verão passado, o Hilton Double Tree Lagoa Azores oferece 101 quartos e suites com vistas de cortar a respiração sobre a costa atlântica e a exuberante paisagem verdejante da ilha. A localização é perfeita: a apenas 10 minutos de carro de Ponta Delgada, com acesso fácil à Lagoa das Sete Cidades, Lagoa do Fogo e à icónica fábrica de chá Gorreana.
Nas zonas comuns do hotel, um detalhe não me passou despercebido – o scent design. Investiguei e fiquei a saber que é uma caraterística de todos os Double Tree, ter um aroma subtil e personalizado, que perfuma subtilmente os espaços, criando uma atmosfera relaxante e acolhedora. Somando a isto, os espaços modernos e o restaurante Frondoso tornam este hotel uma escolha única para quem valoriza conforto mantendo a autenticidade da região onde se encontra.
Frondoso: uma viagem pelos sabores dos Açores
O restaurante Frondoso, liderado pelo Chef João Fevereiro, é uma ode à gastronomia local. O menu sazonal combina ingredientes frescos da região com uma abordagem criativa que funde tradição e inovação. Desde pratos como o polvo dos Açores, servido com massa sovada, até sobremesas inspiradas no ananás de São Miguel, a experiência é um convite para descobrir os autênticos sabores da ilha (sem esquecer a deliciosa e suculenta carne). Com uma seleção de vinhos cuidadosamente escolhida pelo wine adviser Cláudio Martins, cada refeição é uma outra deliciosa forma de descobrir um outro lado dos Açores e desta ilha.
Uma experiência relaxante no Inala Spa
A minha maior expetativa era o Inala Wellness Spa e não fiquei desiludida. Este espaço é um convite a desligar e recarregar energias. A piscina interior é muito generosa (e oferece equipamentos de acessibilidade) e está inundada de luz natural, transformando qualquer visita num momento de relaxamento e prazer. A sauna e o banho turco completam a oferta, mas foi o tratamento de corpo com a estupenda marca Thalgo que me conquistou.
Escolhi um ritual digno de reis e rainhas do Atlântico, o Jouyaux Atlantique (80 min, € 220), que uniformiza e suaviza a pele do corpo através de uma exfoliação com areia rosa terapêutica. Seguiu-se uma massagem energizante e purificadora com cristais de rocha. Foi uma combinação perfeita de técnicas tradicionais e a qualidade da marca Thalgo, que nunca desilude.
O menu do spa Inala não é muito extenso (tem cerca de 6 tratamentos de corpo, 3 faciais e 2 rituais) mas, para recarregar baterias e complementar a ida às zonas da piscina, é mais do que suficiente para todas as pessoas que fazem questão de escolher um hotel com zona wellness. É de referir que também existe uma zona fitness, um completo e bem-equipado ginásio para os hóspedes do hotel, onde se pode treinar sozinho ou com a ajuda de um PT.
A beleza dos Açores em todo o seu esplendor
Debaixo da hospitalidade do Hilton Double Tree, que quis assegurar que conhecíamos a principal oferta turística de São Miguel, explorámos algumas das vistas mais incríveis e algumas das maravilhas da ilha. Visitámos as incríveis Furnas onde até participámos na confeção do famoso cozido (que depois comemos, claro). Seguimos para a fábrica de chá Gorreana, onde conhecemos a história desta empresa familiar, visitámos o museu e vimos a manufatura dos chás. Trouxemos infusões e chás que, até hoje ao escrever este artigo, me fazem recordar esta experiência única. Na Gorreana existe uma zona de restauração com vista para a extensão de zonas de cultivo de chá, com uma vista assombrosa.
Outro momento alto foi o passeio de barco para avistamento de golfinhos e baleias. Fomos bafejados pela sorte: além dos golfinhos e até de um peixe voador, avistámos três baleias, incluindo uma cria que chegou a passar por baixo do barco – uma experiência que não esquecerei tão cedo. Existe uma regra – e ainda bem – que não permite que se mergulhe ou toque nos animais, porque se não houvesse, a experiência teria incluído um mergulho da minha parte!
Em suma, o Hilton Double Tree Lagoa Azores revelou-se um excelente ponto de partida para explorar São Miguel, oferecendo um equilíbrio entre comodidade e proximidade às maravilhas naturais da ilha. Foi uma estadia que refletiu o melhor da hospitalidade moderna sem perder a conexão com a essência dos Açores aliada a momentos de bem-estar e self-care.
Comentários