1. Retirar o excesso de água antes de aplicar máscara ou condicionador

É bem mais simples do que pode pensar. Ao livrar-se do excesso de água e deixando o cabelo húmido, vai fazer com que o produto seja absorvido de forma mais eficaz pelos fios. Até porque a água vai "diluir" o produto, diminuindo a sua ação.

2. Usar um pente ou escova para aplicar os produto de cabelo

Quer seja o condicionador ou a máscara no banho, quer o leave-in depois, quando aplicamos estes produtos apenas com as mãos corremos o risco de que estes não fiquem bem distribuídos. O uso de um pente largo, ou uma escova especializada para cabelo molhado, vai espalhar de forma uniforme o produto por todos os fios, maximizando os efeitos do mesmo em todo o comprimento e densidade.

3. Utilizar uma toalha de microfibras

10 gestos que vão mudar o seu cabelo (e não podiam ser mais simples)
Toalha tubante de microfibras, € 9, Notino Spa na Notino

Damos-lhe três motivos que a vão convencer já. Em primeiro lugar, absorve uma maior quantidade de água, logo, ajuda a secar o cabelo em metade do tempo habitual. Segundo, pode ser a resposta para acabar com o frizz que teima em aparecer, mesmo depois dos 1001 produtos para o evitar. E, por último mas não menos importante, por ser um tecido altamente delicado, diminui a quebra de cabelo.

#DicaDaMiranda: pode também optar pela versão turbante no mesmo material.

4. Optar por uma fronha de seda
Sono de Beleza: as razões para trocar a sua fronha normal por uma de seda
Sono de Beleza: as razões para trocar a sua fronha normal por uma de seda
Ver artigo

Tal como a toalha de microfibras, também a fronha de seda será a sua melhor ajuda na redução do cabelo frisado. Para além disso, é também um óptimo aliado na redução da quebra e queda do mesmo, graças à sua maciez e delicadeza. Não esquecer que também tem inúmeras vantagens para a pele, espreite quais neste artigo.

5. Aplicar protetor térmico

O calor é um dos grandes inimigos do nosso cabelo. O ideal é mesmo manter-se longe dele, o mais possível, mas na impossibilidade disso, é obrigatório proteger o cabelo. Seja em spray ou em creme, espreite as nossas sugestões de leave-in que a vão ajudar a ter um cabelo mais saudável.

6. Cortar o cabelo regularmente

Esta não é novidade, pois não? (se é, não devia). Seja qual for o seu comprimento ou ritmo de crescimento, os profissionais aconselham que cortemos o cabelo de três em três meses, em média. Para quê? Para se manter longe das pontas espigadas e secas, para manter o seu corte intacto e para deixar o cabelo saudável, já que se vê livre da porção estragada.

7. Esfoliar o couro cabeludo
Esfoliar o couro cabeludo: porque deve fazê-lo
Esfoliar o couro cabeludo: porque deve fazê-lo
Ver artigo

Já experimentou champôs anticaspa sem fim ou séruns para couro cabeludo sensível, e mesmo assim as películas insistem em aparecer? O seu couro cabeludo pode estar a precisar de uma esfoliação. Seja seco ou oleoso, já se tornou fundamental em qualquer rotina de cuidados. Faz um detox no escalpe, retira todas as impurezas e resíduos de produtos, e ainda oxigena os poros. Espreite aqui as nossas sugestões de esfoliantes de couro cabeludo.

8. Alternar os produtos usados no cabelo

Por muito que gostemos de um champô, máscara ou leave-in, devemos trocá-los regularmente. Antes de mais, porque o cabelo vai variando as suas necessidades ao longo do tempo, podendo até ter várias ao mesmo tempo. Por exemplo, pode ser mais oleoso no inverno e mais seco no verão. Ou pode ser seco no comprimento, mas o couro cabeludo ser sensível. Adapte a rotina ao que o seu cabelo pede e vá despertando a curiosidade do mesmo com novos produtos.

9. Usar uma escova adequada a cada necessidade

10 gestos que vão mudar o seu cabelo (e não podiam ser mais simples)
Escova para cabelo molhado The Wet Detangler Mint, € 14,90, Tangle Teezer

Usar uma escova redonda no banho, ou um pente largo para esticar o cabelo, não soa nada bem, pois não? Ora aplique esta regra a cada passo da sua rotina, ao seu tipo de cabelo e à sua função específica. A escova ou pente podem ser o sucesso para um cabelo definido, saudável e bonito. Seja na hora do banho, para desembaraçar, seja para secar, esticar ou encaracolar. Ah! E também pode ajudar a dar ou retirar volume ao seu cabelo.

10. Fazer um cronograma capilar
Cronograma capilar: sabe o que é? Nós explicamos
Cronograma capilar: sabe o que é? Nós explicamos
Ver artigo

Nunca ouviu falar deste termo? Então tem de estar mais atenta à Miranda. Esta técnica consiste numa esquematização de tratamento que tem como objetivo restaurar a saúde do seu cabelo. Se está seco, baço, sem vida e definição, vai ter mesmo de experimentar fazer um cronograma capilar. Saiba como neste artigo.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.