O verão é a estação que mais danifica o nosso cabelo. Praia, piscina, sol, vento, tudo contribui para ressecar e desvitalizar os fios, tirando-lhes brilho e saúde. Chegado ao fim os dias de praia, está a hora de nos livrarmos das pontas secas, reavivar a cor e de um boost de hidratação.

Para salvar o seu cabelo da ruína, trazemos-lhe o guia completo de cuidados a ter pós-férias, dado por Rute Ricardo, especialista na área do cuidado profissional do cabelo e couro cabeludo há mais de 30 anos, atualmente Diretora Técnica das marcas Jean Louis David, Franck Provost, The Barber Company e BrainWash, em Portugal.

Quais são os principais problemas que o cabelo “sofre” depois das férias?

A exposição solar associada com o mar e a piscina provoca um estado acentuado de sensibilização nos cabelos. Isto manifesta-se na perda de brilho, cabelo mais seco, endurecido e pontas espigadas.

Reparação SOS: 10 produtos para salvar o cabelo danificado durante as férias
Reparação SOS: 10 produtos para salvar o cabelo danificado durante as férias
Ver artigo

Qual o cabelo que tem tendência a ficar mais danificado e porquê?

Os cabelos com coloração e aclaramentos sofrem mais com o sol, mar e cloro das piscinas, pois são cabelos que já foram manipulados quimicamente em salão - já foram expostos a uma oxidação prévia.
Nestes casos assiste-se a uma perda da cor significativa. Em termos de aclaramentos, oxidam mais e perdem a tonalidade.

Os cabelos finos, devido à sua estrutura delicada, tendem a ficar mais claros e secos. Os cabelos afro são por natureza um cabelo mais seco e com pouca flexibilidade, quando têm desfrisagens ou trabalhos de cor/aclaramentos associados tendem a partir mais facilmente.

Que tipo de cuidados aconselham a cada um destes tipos de cabelo?

Após as ferias é fundamental devolver a hidratação, nutrição e força ao cabelo. Para isso, sugerimos a gama Go Repair de Jean Louis David, enriquecida com extrato de caviar e 47 vitaminas. Para devolver suavidade, nutrição e brilho recomendamos a gama Go Shine de Jean Louis David, com 3 óleos essenciais: camélia, marula e baobá.

Para uma boa e rápida recuperação de cabelo é essencial fazer pelo menos um tratamento em salão (pois é mais concentrado) e fazer a manutenção em casa com a gama indicada. As máscaras devem ser feitas pelo menos duas vezes por semana e deixar atuar 5 a 10 minutos.

3 hairstylists revelam quais as tendências de cabelo para o próximo outono
3 hairstylists revelam quais as tendências de cabelo para o próximo outono
Ver artigo

Devemos cortar o cabelo antes ou depois das férias?

Cortar o cabelo antes de ir de férias é ótimo, pois levamos um corte mais trendy e de acordo com as tendências. Após as ferias é recomendado fazer corte, mas para eliminar as pontas mais secas e danificadas do cabelo.

Qual a melhor altura para se fazer coloração? Antes ou depois do sol?

Fazer cor antes de ir de férias é uma necessidade, pois todas gostamos de estar bem com o nosso cabelo. Porém, com a praia e a piscina a cor tende a desvanecer-se, daí a importância de ter protetores solares para o cabelo. Depois das férias os cabelos necessitam de refazer a cor e aconselhamos sempre a cor da tendência outono/inverno.

Segredo para um cabelo bonito e brilhante?

Da mesma maneira que cuidamos da nossa pele com pelo menos três passos (desmaquilhante, sérum e creme), o cabelo também necessita de uma rotina de cuidados básicos.

Um champô adaptado à tipologia de cabelo e couro cabeludo; um tratamento profundo, uma máscara, que deve ser aplicada duas vezes por semana e respeitar o tempo de atuação; e um leave-in tratamento, de preferência com proteção térmica. Estes são os três passos básicos para ter um cabelo bonito.

12 tratamentos antiqueda que não deixam o cabelo ir a lado nenhum
12 tratamentos antiqueda que não deixam o cabelo ir a lado nenhum
Ver artigo

Qual o conselho que as mulheres - e os homens - mais pedem no salão?

No caso dos homens, é o que fazer para não perder cabelo. Neste caso fazemos um diagnóstico com câmaras especificas e aconselhamos Aminexil ou Stemoxydine, ambas tecnologias da casa L’Oréal.

No caso das mulheres, como saber qual a cor que fica bem?

Fazemos um momento coleção específico com proposta de cor e efeitos.

Qual o corte tendência da próxima temporada?

Neste outono/inverno temos uma tendência para cortes principalmente desfilados, os quais dão movimento, atitude e principalmente são mais fáceis de diversificar os looks. Desde o cabelo comprido ao super trendy, mullet seja nas versões mais arrojadas ou mais comprido.

O importante é mudar o visual com um bom corte e principalmente produtos de styling e ferramentas de calor para rápidas transformações de look.

Percorra a galeria e fique a par de alguns dos produtos que a vão ajudar a recuperar a saúde do seu cabelo pós-férias:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.