Antes de mais nada, é necessário desmistificar o significado de low poo. "Low" é a palavra inglesa para "pouco", já "poo" vem de "shampoo", que por sua vez é "champô" em português, é fácil perceber onde vamos parar, certo? Esta técnica tem como objetivo fornecer ao cabelo uma limpeza mais suave e saudável, de forma a que este sofra menos agressões. Para isso, é necessário eliminar por completo, um ingrediente da sua rotina de cuidados capilares: os sulfatos. Embora prometa definição aos nossos fios, este componente é muitas vezes, demasiado forte para os mesmos, tornando-os ressecados. A esta lista juntam-se também os ingredientes derivados do petróleo. Estes derivados criam uma camada hidrofóbica, impedindo a penetração da água, e por consequência, a hidratação dos fios capilares. Para além disso, ainda facilitam a acumulação de partículas de sujidade e poluição no cabelo.

Cronograma capilar: sabe o que é? Nós explicamos
Cronograma capilar: sabe o que é? Nós explicamos
Ver artigo

Os champôs utilizados na técnica low poo, devem privilegiar ingredientes menos agressivos para o cabelo, assim como ingredientes naturais. Para não cometer erros, vai ter de tirar 5 minutos do seu tempo para ler com atenção o rótulo com os componentes do produto. Importante referir também, que este tipo de produtos fará menos espuma que os champôs tradicionais, por isso, não estranhe. Para além do produto certo, também a quantidade deve ser reduzida, afinal de contas (como já lembramos várias vezes), apenas o couro cabeludo deve ser lavado, deixando os fios com os seus óleos naturais.

Embora possa ser uma técnica adoptada para todos os tipos de cabelo, é mais aconselhada para cabelos encaracolados, crespos, secos ou danificados. Isto porque são fios que necessitam de recuperar os seus óleos naturais e, assim, a sua vitalidade e definição.

Nota: no caso de não saber quais os ingredientes que deve eliminar e quais os que deve priveligiar na sua rotina de cuidados, nada como contactar o seu hairstylist de confiança. Juntos podem criar uma rotina que melhor condiz com as necessidades do seu cabelo.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda