Tomihiro Kono não é só um cabeleireiro, é uma referência mundial na arte de fazer perucas. O seu trabalho vai mais além dos cortes e dos penteados: também produz adereços e acessórios para o cabelo e ainda cria as perucas mais giras e originais. Com uma comunidade que ultrapassa os 70 mil seguidores, a sua página de Instagram dá lugar a uma exposição de arte onde Tomihiro vai partilhando os seus trabalhos e inspirações.
Começou a sua carreira em Tóquio, onde aprendeu as técnicas de corte de cabelo e estudou a antiga arte do penteado de gueixa. Em 2007, mudou-se para Londres, tendo começado a trabalhar como ‘session hairstylist’, o profissional responsável pela preparação do cabelo de modelos ou celebridades, em desfiles de moda, sessões fotográficas, ‘red carpets’, entre outros eventos. Um trabalho que exigiu ao máximo a sua capacidade de imaginação e criatividade.
Apaixonado por novas técnicas e habilidades, começou a fazer perucas em 2016, em Nova Iorque, e desde então não tem parado. No seu feed, encontramos perucas de todas as cores, cortes, formas e feitios, com várias texturas, tamanhos e diferentes estilos.
Inspiração? Essa vai buscá-la à natureza, ao cinema, à arte e à cultura, bem como à história da moda. Em entrevista à Vogue britânica, Tomihiro conta: “Também fui fortemente influenciado por músicos britânicos e americanos e estrelas do rock. Mas a minha inspiração favorita de todos os tempos é o movimento Rococó, porque fez parte da época mais louca para os cabelos. Era tudo tão extravagante!”.
Para o artista, as perucas acabaram por ser um escape para as suas ideias e invenções mais arrojadas, que até então estavam presas às tendências minimalistas dos cabelos da moda.
Comentários