Já demos a conhecer por aqui algumas inspirações para arriscar no cabelo ruivo. No entanto, há quem não precise de pintar ou fazer madeixas nesta tonalidade, pois já nasceu com o cabelo ruivo. Sabe tudo sobre esta cor? Nem por isso?

Conheça já 6 curiosidades sobre o cabelo ruivo natural.

1. O cabelo ruivo natural é raro

Sabia que apenas entre 1 e 2% da população do mundo é formada por ruivos?

2. Os ruivos são mais comuns no continente europeu

Pode encontrar uma maior percentagem de pessoas com cabelo ruivo natural em países como a Escócia, Irlanda e Inglaterra;

3. Ser ruivo natural é fruto de uma mutação genética

O "gene ruivo" é o MC1R, o grande responsável pela produção de melanina, substância que define a cor dos cabelos, uma alteração genética faz com que a produção de feomelanina (com pigmentos vermelhos) seja superior à eumelanina (com pigmentos castanhos ou pretos).

4. Quem é ruivo parece ser mais jovem

De acordo com um grupo de cientistas do Centro Médico da Universidade de Erasmus, na Holanda, o “gene ruivo” pode ser considerado o responsável por algumas pessoas aparentarem ser, em média, dois anos mais novas do que as outras.

5. Homens ruivos podem ter barba morena

Nem sempre a cor de cabelo é a mesma cor da barba. Assim como há morenos de barba ruiva, há homens de cabelo ruivo natural com barba ora preta, ora castanha ou loira. Esta situação acontece porque a cor dos pelos do corpo é determinada por genes dominantes incompletos, cuja combinação pode variar. Dependendo dela, há mais ou menos feomelanina (pigmento vermelho) ou eumelanina (pigmento marrom ou preto), o que colabora para a cor da barba e do cabelo serem diferentes.

6. O cabelo ruivo não fica branco

Os ruivos demoram mais tempo para ficar com cabelo branco. E, antes desse estágio, os fios podem assumir um tom aloirado.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.