Susana Chaves, diretora
Ai, cabelos. Eu tento cuidar muito bem deles e há rituais de que não abdico (e um dos melhores conselhos que vos posso dar) e isso inclui pentear o cabelo de manhã, claro e antes de me deitar. Também não abdico (e sou viciada) em hidratar e nutrir o cabelo com óleos capilares. Adoro experimentar novos produtos para cuidar do couro cabeludo, do cabelo e da coloração, chego a ter mais passos na minha rotina de cabelo do que na de rosto. Eu sei, parece exagerado mas, acreditem, o vosso cabelo agradece.
Nos produtos que ando a usar e a testar mais recentemente encontra-se a Solução Vitamínica da Mesoestetic para a queda do cabelo. Depois do verão, é certinho, aparece sempre aquela queda sazonal e estas ampolas apareceram na hora certa, junto com um champô e um suplemento alimentar da mesma gama. Ainda é cedo para ver resultados mas deposito toda a minha confiança nesta marca extremenente séria e de investigação avançada e tenho a certeza que vou ficar satisfeita. Os óleos capilares são essenciais para mim e, apesar do Elixir Ultime da Kérastase não ser novo e de já o conhecer e utilizar, a novidade digna de menção é o facto da embalagem ser agora recarregável o que, na categoria cabelos, merece um grande aplauso. A Masque Soin Nutrition Intense da Hair Rituel by Sisley foi-me dada a conhecer na Maison Sisley em Lisboa (convido-vos a visitar uma das boutiques de Beleza mais bonitas de Lisboa e com tratamentos incríveis) e nutre intensamente o cabelo seco e muito seco. No meu caso, em que apenas sinto secura nas pontas, opto por utilizar apenas uma vez por semana, em alternância com outras máscaras (sim, chego a usar máscara todas as vezes que lavo o cabelo e recomendo!).
Por falar em máscaras, ando doida com o pré-champô da Nuxe e da sua nova (e óptima) linha de cabelos. É a Nourishing Mask, em óleo (com o cheirinho da Nuxe) que se aplica antes do champô e se deixa cerca de 10 minutos antes de procedermos à lavagem. É uma experiência sensorial única e o resultado é incrível, o cabelo fica sedoso e brilhante. Por fim, o Spray Condicionador Super Milk, da Lush no qual viciei totalmente desde antes do verão: tem um cheiro maravilhoso e pode ser usado como um reavivador de ondas, de penteado, dá uma hidratação ligeira e é, também, um momento sensorial incrível.
Joana Maia Rodrigues, editora
Por ter caracóis, desde muito nova que tenho uma rotina de cabelo complexa. Os cabelos encaracolados são naturalmente mais secos, por isso, existem sempre duas preocupações: manter a hidratação e definição. Embora tenha alguns favoritos intemporais, gosto de experimentar sempre novos produtos, especialmente, porque o meu cabelo tende a “habituar-se” e vai perdendo o efeito.
Começo já por dizer que vou fazer batota. Em vez de produtos isolados, vou falar de duas gamas completas que estou a adorar. A Acidic Bonding Curls da Redken foi desenhada para recuperar cabelos danificados e a verdade é que tenho usado o champô, condicionado e leave-in e sinto os fios mais macios e definidos. Já a outra, tornou-se seguramente dos meus produtos favoritos de sempre: a Curlicue da Davroe. Uma marca vegan australiana que não conhecia e que me conquistou, primeiro pelo leave-in (conto tudo, aqui) e depois, pelo champô e condicionador. Há largos anos que os meus caracóis não estavam tão definidos, macios, brilhantes e leves como agora. Sempre que preciso ter o cabelo impecável, recorro a esta gama.
E por falar em caracóis definidos, estou rendida ao Moisturizing Curl Activator Cream da Cantu. Um leave-in que deixa os meus caracóis super definidos, sem pesar e o melhor de tudo: custou-me 8,90 euros na Normal este verão.
As fontes de calor são um dos grandes inimigos do cabelo e, por isso, é obrigatório o uso do protetor térmico. Tenho gostado muito deste Sérum da Lazartigue, a sua textura líquida é fácil de espalhar no cabelo, sem pesar. O único defeito é acabar rápido demais.
E se há produto de cabelo com o qual não posso mesmo viver (para além do champô, claro) é óleo. Voltei às texturas espessas, porque estava a precisar de um boost de nutrição e este Dark Oil da Sebastian Professional foil a minha salvação. Gosto de usar tanto nos fios húmidos como secos, mas aconselho apenas para cabelos grossos e secos.
Liliana Pedro, redatora
Se em tempos tinha uma rotina de cabelo simples e apenas com cuidados básicos, hoje em dia é bem diferente. Porque tenho os fios finos, indisciplinados e descolorados, há que redobrar a atenção quando o objetivo é conseguir um cabelo saudável.
Segui os conselhos da minha cabeleireira e rendi-me completamente à gama Metal Detox da L’Oréal, em especial o champô e a máscara. Pensada para cabelos pintados, baseia-se num detox capilar que elimina as partículas de metal. O cabelo fica menos poroso, nutrido e brilhante. Uma a duas vezes por semana, aplico a Máscara Reparação e Brilho da linha Blondifier, que devolve o aspecto saudável e leve ao cabelo enquanto o protege de agressões externas como poluição e radiação UV.
Sou uma fã assumida da Olaplex, uma marca cada vez mais presente nos meus rituais capilares — e não é por ser o hype do momento. Recentemente, experimentei o Nº6 Bond Smoother Creme Reparador Finalizante e já não quero outra coisa. Porquê? Elimina o frizz, hidrata e deixa o cabelo mais macio que nunca. Aconselhei-o a uma amiga e ela assina por baixo.
Posso também admitir que encontrei o alisador dos meus sonhos da marca espanhola Petó Hair. Comprei-o na feira In Beauty, em Lisboa, e tem sido o meu aliado quando quero um liso impecável. Com uma só passagem, alisa os fios e deixa-os sedosos.
Rafaela Pinto, redatora
Pode parecer irónico da minha parte dizer que tenho uma rotina capilar muito simples, tendo em conta que tenho o cabelo cor-de-rosa e preciso de retocar a cor todas as semanas, mas a verdade é que, tirando isso, é muito fácil cuidar do meu cabelo. Gosto sobretudo de produtos que sejam igualmente simples, fáceis de usar e que entreguem o que prometem. Nos últimos tempos, testei alguns produtos que cumpriram esses requisitos e agora conto-vos tudo sobre eles.
Começo pelo produto que dá cor e vida ao meu cabelo: o novo Condicionador Love Color na cor Pink Passion da Manic Panic. Para quem gosta de ter cores vivas e divertidas no cabelo, este condicionador é perfeito, porque não só oferece uma cor vibrante e duradoura (para mim, conta como quatro a cinco lavagens), como também deixa o cabelo muito macio e hidratado, o que para um cabelo descolorado é essencial.
Para manter a cor bonita e protegida conto com a ajuda do Champô BC Color Freeze Ph4.5 da Schwarzkopf. Lava de forma suave e mantém o cabelo no seu pH ideal para fixar os pigmentos de cor, e de facto tenho sentido que ajuda a manter a cor vibrante e os fios brilhantes.
Agora que o meu corte está escalado, gosto de fazer um styling mais natural, deixá-lo com quebras e para isso tenho usado a Espuma Xtra Forte Deliplus do Mercadona. Por não ter um cabelo naturalmente ondulado preciso de um nível de fixação elevado e esta espuma é ótima para esse efeito. Deixa-me o cabelo com volume, segura as minhas modestas ondas e não deixa aquele aspeto rígido ou pesado.
Embora agora não use tantas vezes o cabelo liso, não posso deixar de mencionar o meu aliado quando quero um cabelo liso, sedoso e cheio de brilho. Além de ser eficaz e rápido, o Alisador Chronos Colour Crush da GHD é uma obra de arte em termos de design, com uma cor vibrante e moderna. Super recomendo para quem quer um resultado profissional em casa. Para dar aquele toque final, uso o Óleo Extraordinário Universal L'Oréal Paris, um clássico que nunca desilude. Uso-o para hidratar as pontas e dar brilho aos fios, mas a verdade é que tem infinitos benefícios a um preço muito em conta.
Comentários