A Winter Tale da Chanel é aquela coleção de maquilhagem que queremos já no nosso nécessaire. Não só pelos produtos incríveis, mas pela elegância e aquele toque mágico que só a Chanel sabe dar à makeup. Entre os destaques, temos o Diamond Dust, um compacto iluminador com relevo de estrelas (sim, estrelas!), e a maxi paleta Enchanted Night, que faz o papel de sombras e iluminador num só. Para completar, eyeliners que transformam qualquer olhar, batons irresistíveis e dois vernizes que elevam e complementam qualquer look.
E como isto não podia ser apenas mais um editorial, convidámos a maravilhosa Catarina Gouveia para ser o rosto desta história de Beleza. Com peças da coleção Resort da marca e entre brilhos, texturas e momentos encantados, a Catarina também partilhou connosco os seus segredos de beleza, numa entrevista tão inspiradora quanto os looks que a maquilhadora Joana Moreira criou com esta coleção.
Não perca a entrevista completa mais abaixo e a galeria com todos os produtos usados neste editorial no final do artigo. Quem sabe não se inspira para recriar um destes looks Chanel?
Quando é que a Beleza entrou na tua vida?
A Beleza entrou na minha vida desde que me lembro, através da minha mãe, que sempre foi uma referência muito presente. Ela dedicava-se ao autocuidado com simplicidade, gosto e brio, algo que eu admirava desde pequena. Recordo-me dos cuidados com os cabelos, da escolha da roupa e do perfume Chanel Nº 5, ao qual sempre foi fiel. Também me marcaram os primeiros gestos de maquilhagem que a via fazer, e que, ainda hoje, me remetem para esses momentos. Para mim, a Beleza significa saber cuidar e potenciar o que temos de melhor.
Agora tu própria, no papel de mãe, também já estás a ver os teus ensinamentos a serem passados à tua filha?
Sim, vejo que a Esperança, agora com 2 anos e meio, recria tudo o que faço. Ela quer replicar as minhas rotinas de cuidados de rosto e eu adapto a minha rotina de forma a que ela possa acompanhar: ela usa discos de "limpeza" com água termal e aplica creme de um pequeno frasco, que imita o meu, mas com o seu hidratante, tudo para que se sinta integrada. Além dos cosméticos, há hábitos importantes que partilhamos: de manhã, bebemos água com limão num "tchim-tchim", e à noite, chá. São pequenos momentos que lhe transmitem a importância de cuidar de si.
Quais são os teus rituais de Beleza diários, desde que acordas até à noite?
De manhã, limpo o rosto com tónico, aplico água termal, vitamina C, hidratante e creme de contorno de olhos. Quando preciso, uso um sérum para uma hidratação mais profunda. Beber muita água e, no inverno, chá quente também fazem parte da minha rotina, porque reconfortam e hidratam. Acredito que a pele reflete os nossos cuidados diários, por isso aposto em alimentos naturais e digo sempre: 'descascar muito e desempacotar pouco'. No Top 3 das minhas prioridades está o sono de qualidade – sou muito rigorosa com o descanso e crio um ambiente relaxado para me deitar cedo. Tem um impacto direto na pele, nas olheiras e na minha disposição.
Que rituais de beleza se alteraram na tua vida depois de seres mãe? A tua rotina alterou-se?
Sim, a maternidade trouxe mudanças significativas nos meus rituais de Beleza. Com a amamentação, adaptei os produtos, privilegiando fórmulas naturais, algo que intensifiquei. Por exemplo, hoje já uso retinol, mas isso era impensável no primeiro ano de vida da minha filha. Antes, era menos rigorosa em momentos de cansaço, como na desmaquilhagem após maquilhagens pesadas. Agora, sinto que tenho de redobrar os cuidados, pois a maternidade exige muito de nós física e emocionalmente, e isso reflete-se na pele. Tornei-me mais exigente comigo mesma.
O teu início profissional deu-se como atriz. Que influência teve esta atividade no desenvolvimento da tua imagem e na forma como te cuidavas?
Ser atriz teve um impacto enorme, pois foi a primeira vez que pude observar a minha própria imagem. Cresci a ver atrizes cuidadas e arranjadas, e essa influência, aliada ao exemplo de autocuidado da minha mãe, ajudou-me a manter um cuidado pessoal que me deixasse confortável quando me via.
Enquanto atriz, espera-se que cheguemos preparadas, quase como um 'diamante em bruto', pronto para ser moldado às exigências de cada personagem. Este processo exige uma boa base, onde detalhes como cabelo e pele são fundamentais. Um cabelo saudável e uma pele bem cuidada facilitam o trabalho de caracterização, enquanto problemas nestas áreas podem complicar o resultado final. O autocuidado vai além da estética: reflete também a nossa saúde, essencial para responder às exigências dos projetos sem comprometer o trabalho ou os colegas. A saúde é como uma coroa invisível – não a vemos, mas sentimos a sua falta quando a perdemos.
Quando sais de frente das objetivas, as tuas e as dos outros, como é que te cuidas? Qual o teu refúgio de conforto?
Nesta fase da minha vida, o meu refúgio de conforto é estar com a minha filha. Ainda me considero uma recém-mamã, mesmo ela já tendo 2 anos e meio, e continuo a sentir sintomas de pós-parto. Tenho uma vontade constante de estar com ela e respeito profundamente esta necessidade. Com ela, consigo desligar do mundo, porque é o mais importante da minha vida. Ela é 'O' projeto, aquele que ficará quando a minha história terminar.
Em que momentos da vida é que te sentes mais insegura e quais são as tuas âncoras de segurança?
Sinto-me mais insegura em situações de falar em público ou para muitas pessoas, algo em que tenho trabalhado e onde tenho tido sucesso. A psicoterapia tem sido essencial para acreditar mais em mim, na minha voz e nas minhas capacidades, num processo bonito de evolução.
As minhas âncoras são criadas por mim, e uma das mais importantes é o meu compromisso com o exercício físico. Estabeleço metas desafiantes e, ao cumprir um treino, sinto-me forte, capaz e empoderada. Este hábito transforma o meu dia e é uma grande fonte de força e garra.
Fala-nos um pouco mais do teu compromisso com o exercício físico e da importância que tem na tua vida.
Tento treinar pelo menos 3 vezes por semana, embora seja difícil, especialmente no inverno, quando o despertador toca ainda de noite. Faço cama partilhada com a minha filha, e é difícil resistir ao momento de a ver acordar – um dos meus preferidos –, quando ela me pergunta: 'O Sol já acordou?'.
O treino exige disciplina e garra, mas traz-me muito mais do que uma sessão física. Dá-me capacidades e forças que aplico ao longo do dia, transformando as minhas tarefas e a minha disposição.
Em que atividades consiste a tua rotina de treino?
Nesta fase da minha vida, estou a privilegiar mais os treinos de força e musculação. Acredito que a musculação tem um impacto muito grande na forma como vou envelhecer e, portanto, é a minha grande prioridade. Tento também, pelo menos uma vez por semana, fazer um bom treino de cardio, para que o meu coração continue a ser uma máquina saudável.
Que papel têm os perfumes na tua vida?
Diria que sou bastante fiel às fragrâncias, mas, ainda assim, dou alguma rotatividade. No verão e no inverno uso sempre, mais ou menos, os mesmos dois perfumes: um para o dia e outro para a noite. Ao longo das estações mantenho esta rotina sendo que prefiro os mais cítricos no verão e mais amadeirados e florais no inverno.
O teu longo cabelo faz parte da tua imagem. Quais são os principais cuidados que tens para ele ficar sempre bonito e saudável?
Acredito que uma alimentação natural, beber muita água e tomar suplementos têm um impacto significativo na saúde do cabelo. Para manter uma boa densidade capilar, evito lavar o cabelo com frequência – no máximo, duas vezes por semana.
Se sinto que está oleoso, prefiro usar estratégias, como apanhá-lo num coque bonito, em vez de o lavar. Este é um tema recorrente em conversas com amigas, onde defendo esta abordagem para preservar a qualidade do cabelo.
Que tipo de produtos usas para cuidar do cabelo?
Uso óleo de cabelo, principalmente nas pontas, e também sou muito fã de tratamentos mais naturais. Uma vez por semana, gosto de pôr óleo de coco no cabelo, fazer uma trança e até durmo com o cabelo assim. Gosto muito de deixar secar ao natural e, depois, se tiver de o modelar, uso o secador ou outra ferramenta, mas tento evitar agressões ou calor demasiado frequentes.
Fala-nos da Pura, a tua marca de roupa e o balanço que fazes deste projeto.
A Pura nasceu da dificuldade que sentia, enquanto consumidora, em encontrar peças de verão intemporais, de qualidade e acessíveis. Sempre adorei moda e queria criar peças que durassem no tempo e contornassem tendências. Foi a paixão por vestidos de linho no verão que serviu de ponto de partida para este projeto. Agora, já estamos no terceiro ano e a lançar a terceira coleção, o que me deixa muito motivada para continuar.
Que conselhos darias a alguém que te perguntasse como poderia viver uma vida mais "bonita"?
Eu diria para se concentrar na beleza que nos rodeia, aquilo que eu chamo a Mãe Natureza. Gosto muito de observar a natureza, aquela que está sempre ao nosso alcance e que não depende de um status social nem de uma condição financeira.
Às vezes, pararmos apenas para apreciar o céu, o mar, as serras, as montanhas, uma floresta ou um jardim faz-me sentir profundamente calma e consciente do meu espaço no universo. Perceber como sou pequena perante esta imensidão apazigua-me profundamente.
Comentários