Se os olhos são o espelho da alma, talvez possamos dizer que as sobrancelhas fazem parte da moldura - e como qualquer moldura, a sua missão é dar forma e enquadramento sem distrair (em demasia) daquilo que é o mais importante.

No entanto, ter o tipo de sobrancelhas errado é mais fácil do que parece: basta depilarmo-las em demasia, engrossarmo-las em excesso com o lápis ou tatuagens temporárias e, em suma, tomarmos umas quantas mini más decisões que em conjunto dão aos espelhos da nossa alma um enquadramento menos que ideal.

Antes de ir a correr para a casa de banho com a pinça em punho, ou de ligar à sua esteticista para fazer uma nova marcação, descubra qual é o melhor tipo de sobrancelha para cada formato de rosto de acordo com Sofia Ávila, National Brow Artist da Benefit.

Rostos redondos

Como descobrir o tipo de sobrancelha ideal para o seu rosto
Instagram @queenlatifah

Sobrancelhas com arcos altos e estruturados irão fornecer um ponto vertical ao rosto (deve tentar criar um arco tão alto quanto possível, sem deixar de parecer natural), e pentear os pelos para cima irá ajudar a alongar ainda mais as feições. "Ao preencher, comece pelo seu arco e faça-o um pouco mais escuro nessa zona de que o resto da sobrancelha."

Rostos alongados

Como descobrir o tipo de sobrancelha ideal para o seu rosto
Instagram @gisele

No caso dos rostos mais compridos, deve tentar alongar as sobrancelhas no final - em vez de dar a sensação de um rosto mais comprido, como é o caso das sobrancelhas de cima, neste caso criarão o efeito de um rosto ligeiramente mais largo, de forma a equilibrar as feições. As sobrancelhas mais rectas também funcionam neste tipo de rosto.

Rostos ovais

Como descobrir o tipo de sobrancelha ideal para o seu rosto
Instagram @jessicaalba

Como já é costume, quem tem um rosto oval consegue ficar bem com tudo, incluindo qualquer tipo de sobrancelhas.

Rostos em forma de coração

Como descobrir o tipo de sobrancelha ideal para o seu rosto
Instagram @reesewitherspoon

Este formato de rosto já garante um foco natural nos olhos e na testa, o que significa que deve manter as sobrancelhas mais rectas ou arredondadas, e não muito pesadas. É importante mantê-las o mais suaves possível, para não chamar demasiada atenção para a testa.

Rosto quadrado

Como descobrir o tipo de sobrancelha ideal para o seu rosto
Instagram @lilyaldridge

Para atenuar o ângulo do maxilar nos rostos quadrados, é bem-vinda uma sobrancelha com maior espessura e um arco bem definido. "No momento de dar ênfase à sobrancelha com maquilhagem, foque-se no arco - as duas sobrancelhas bem arqueadas favorecem este formato de rosto."

Olhos próximos

Como descobrir o tipo de sobrancelha ideal para o seu rosto
Instagram @nickyhilton

Se tem os olhos bastante juntos, a tipo de sobrancelha que mais a favorece tem um arco longo que percorre todo o osso. Sofia Ávila recomenda que escolha um lápis com precisão (como é o caso do Precisely My Brow, da Benefit) para criar essa extensão. É importante evitar "uma forma fina e afiada, porque isso terá um efeito de seta, apontando para dentro e para baixo".

Olhos grandes

Como descobrir o tipo de sobrancelha ideal para o seu rosto
Instagram @mingey

Tem olhos grandes e/ou afastados? Preencha as sobrancelhas para que elas avancem mais do que os seus olhos, de forma a que tudo se junte no centro do rosto. No entanto, mantenha-as suaves para evitar um look demasiado pesado.

Como dar forma às suas sobrancelhas

1. Comece por mapear as suas sobrancelhas para se certificar de que começam, arqueiam e terminam no sítio certo - isto fará com que o seu nariz pareça mais pequeno, abre o olhar e levanta as maçãs do rosto. Para fazer isso, basta pegar no cabo do pincel de maquilhagem e segurá-lo no ângulo da aba do nariz, fazendo assim uma linha recta até à sobrancelha. É neste ponto que a sobrancelha deve começar.

2. Para determinar o arco, olhe em frente e segure o pincel começando no canto do nariz e atravessando a pupila. É aqui que a sobrancelha deve arquear.

3. Por fim, basta segurar o pincel do canto do nariz para o canto externo do olho - é aí que as sobrancelhas devem terminar. Depois de marcar esses três pontos, pode preencher as sobrancelhas com um lápis, creme ou gel.

Alguns produtos de sobrancelhas para experimentar

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram