Está na altura de sair da sua zona de conforto. Não se sinta sozinha: essa zona existe por vários motivos (sendo um deles os preconceitos associados à maquilhagem e à idade) e as paletas de sombras dos últimos tempos - mais a atirar para os tons terra do que propriamente para os amarelos-canário - ajudaram à festa. Chegou o momento de adicionar uns pozinhos de perlimpimpim a esta celebração e tornar a sua maquilhagem ainda mais divertida, colorida e memorável.

O universo da beleza tem sofrido uma transformação incrível com a queda de alguns tabus que incluem tanto o corpo como a maquilhagem. Dizer que acima de tudo o que conta é a atitude é um cliché que se tem vindo a tornar cada dia mais verdade, e não faltam exemplos de personalidades que o têm posto em prática e liderado o caminho.

Não haverá só uma razão para termos andado tantos anos a fugir das sombras mais coloridas, mas desconfiamos que uma delas estará relacionada com o que durante algum tempo ocupou a definição moderna de 'elegância' (e da qual não fariam certamente parte os tons néon). Vira o disco e não toca o mesmo porque uma das grandes 'tendências' de maquilhagem para esta e a próxima estação não inclui 'distinção' na descrição. As sombras de tons vivos e alegres, como é o caso do amarelo, azul, verde e laranja, estão a ocupar lugar central nas paletas de sombras e consequentemente no nosso rosto.

12 sombras laranja para recriar o look de Margot Robbie
12 sombras laranja para recriar o look de Margot Robbie
Ver artigo

"Ah mas e agora como faço para passar dos dourados e rosas pálidos para uma sombra amarela?" A boa notícia é que assim que abraçamos o lado mais divertido da vida (leia-se maquilhagem) as regras esbatem-se, regendo-se apenas por aquilo que a faz ficar confortável ou não. Mas, mesmo que à partida olhe para os rosas e pense que este tom não lhe pertence, aconselhamos a fazer um test drive e ver como se sente. Palavra de amiga: estes tons favorecem a maioria das pessoas e é bem capaz de se surpreender.

A maioria dos maquilhadores aconselha passar o tom escolhido por toda a pálpebra (assim, simples), mas é livre de misturar cores, utilizar só no canto interior do olho, adicionar um eyeliner ou ainda criar algumas variações próprias, como transformar um tom brilhante num mate com a ajuda do nosso querido óleo de rícino. Há também outro factor a ter em mente, e sobre o qual quase todos os especialistas são consensuais: se vai apostar num tom mais vibrante para os seus olhos, deixe o resto do seu rosto mais 'clean'. Uma pele bem tratada, brilhante e saudável, um pouco de batom hidratante ou gloss nos lábios e já está.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.