2018 foi o ano do brilho. Quem nunca pensou em usar um iluminador é provável que hoje já tenha pelo menos dois na colecção. Quem tanto criticou o gloss (porque os anos 2000 eram uma era à qual não queríamos voltar) agora reconhece o valor de Santo Graal do Gloss Bomb da Fenty Beauty.

Mas tudo tem o seu tempo e, no mundo da maquilhagem, o glow à la Jennifer Lopez, o brilho desmesurado, que chegou mesmo a tomar tonalidades holográficas, parece estar a querer dar lugar a um velho amigo. Sim, o mate pode estar a chegar.

A colecção de Outono-Inverno 2018 da Chanel deu logo o prenúncio. Lucia Pica, directora global de maquilhagem da marca francesa, apresentou Apotheosis, Le Mat e por momentos quisemos esconder todos os brilhos na gaveta. As cores intensas e, acima de tudo, as coberturas todas, sem excepção, mate, compunham a linha pensada para esta estação fria. Mais tarde, a marca voltou a reforçar a aposta no matte com as linhas de batons Rouge Allure Velvet e Rouge Allure Velvet Extrême.

O que se seguiu? Uma colecção de batons da Lancôme de nome L’Absolu Rouge Drama Matte. Exatamente o que está a pensar: 15 batons – de vermelhos a laranjas, rosas e castanhos - de efeito ultra matte. Ainda que a fórmula seja enriquecida com óleo de jojoba, tornado o produto mais confortável, o acabamento não engana: cor intensa e absolutamente matificada.

Fosse preciso mais alguma prova, e ela chegou a par do festival de Cinema de Veneza. O batom no look imaculado de Sara Sampaio era nada mais nada menos do que o novíssimo  Rouge D'Armani Matte. “Com mais 50% de pigmento do que um batom mate tradicional”, revela a Armani, a fórmula desta colecção de 18 batons da marca “limita a quantidade de óleo na fórmula, optimizando o pigmento, sem comprometer o conforto e a sua longa-duração”.

Será para ficar?

E se o acabamento parece já consolidado como tendência para este inverno, a expectativa é que continue para a próxima temporada. Ainda esta semana, no desfile de Rodarte, na Semana de Moda de Nova Iorque, onde se mostram agora as colecções de Primavera-Verão 2019, as flores do cabelo reinaram, sim, mas também os lábios foram ponto fulcral. Todos estavam meticulosamente pintados, com um efeito aveludado e, claro, mate.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.