2018 foi o ano do brilho. Quem nunca pensou em usar um iluminador é provável que hoje já tenha pelo menos dois na colecção. Quem tanto criticou o gloss (porque os anos 2000 eram uma era à qual não queríamos voltar) agora reconhece o valor de Santo Graal do Gloss Bomb da Fenty Beauty.

Mas tudo tem o seu tempo e, no mundo da maquilhagem, o glow à la Jennifer Lopez, o brilho desmesurado, que chegou mesmo a tomar tonalidades holográficas, parece estar a querer dar lugar a um velho amigo. Sim, o mate pode estar a chegar.

A colecção de Outono-Inverno 2018 da Chanel deu logo o prenúncio. Lucia Pica, directora global de maquilhagem da marca francesa, apresentou Apotheosis, Le Mat e por momentos quisemos esconder todos os brilhos na gaveta. As cores intensas e, acima de tudo, as coberturas todas, sem excepção, mate, compunham a linha pensada para esta estação fria. Mais tarde, a marca voltou a reforçar a aposta no matte com as linhas de batons Rouge Allure Velvet e Rouge Allure Velvet Extrême.

O que se seguiu? Uma colecção de batons da Lancôme de nome L’Absolu Rouge Drama Matte. Exatamente o que está a pensar: 15 batons – de vermelhos a laranjas, rosas e castanhos - de efeito ultra matte. Ainda que a fórmula seja enriquecida com óleo de jojoba, tornado o produto mais confortável, o acabamento não engana: cor intensa e absolutamente matificada.

Fosse preciso mais alguma prova, e ela chegou a par do festival de Cinema de Veneza. O batom no look imaculado de Sara Sampaio era nada mais nada menos do que o novíssimo  Rouge D'Armani Matte. “Com mais 50% de pigmento do que um batom mate tradicional”, revela a Armani, a fórmula desta colecção de 18 batons da marca “limita a quantidade de óleo na fórmula, optimizando o pigmento, sem comprometer o conforto e a sua longa-duração”.

Será para ficar?

E se o acabamento parece já consolidado como tendência para este inverno, a expectativa é que continue para a próxima temporada. Ainda esta semana, no desfile de Rodarte, na Semana de Moda de Nova Iorque, onde se mostram agora as colecções de Primavera-Verão 2019, as flores do cabelo reinaram, sim, mas também os lábios foram ponto fulcral. Todos estavam meticulosamente pintados, com um efeito aveludado e, claro, mate.