Susana Chaves, diretora

Apesar de não se notar muito, sou uma heavy user de maquilhagem. Digo isto porque, até para trabalhar a partir de casa e sem reuniões no Zoom, gosto de uniformizar a pele, corrigir olheiras, aplicar um blush e um toque leve de sombra nos olhos. Conforme o dia tenha, ou não, mais atividades profissionais ou pessoais, intensifico todos os passos para uma maquilhagem que disfarce e/ou enalteça os traços que gosto de esconder/revelar.

Posso dizer que estes foram os produtos que mais usei este ano, com alguns outros honrosos de fora, mas esta escolha é aquela que esteve sempre on rotation. Na tez, ora entre o Plein Air da Hermès, pela sua textura de sonho e cobertura média e duradoura, ou o Vinocrush da Caudalie, um creme com cor a que a marca não chama BB nem CC cream, mas que, efetivamente, está ao nível dos meus favoritos nesta categoria. Deixa a pele luminosa e aplica-se muito facilmente. Entre sombras e blushes, o mega compacto Les 4 Rouges Yeux et Joues da Chanel (este tom já descontinuado, mas encontram outras propostas com este conceito) foi o meu produto multifuncional de eleição: ora como blush ou como sombra, ou ambos, e ainda iluminador. Também o Glow Play da MAC (que textura tão divertida, em creme cushion) usei como blush e como sombra e adoro a facilidade de aplicação (menos durabilidade do que o compacto da Chanel, mas já sabemos que as texturas cremosas são mais amigas da pele madura, embora não durem tanto).

Este ano, adorei conhecer melhor a marca de Lady Gaga, a Haus Labs, e posso recomendar vários produtos, mas o pó solto Bio-Blurring Talc-Free Loose Setting Powder é realmente fantástico. Fica ali taco-a-taco com um pó solto que adoro da Eisenberg e o da MAC, mas, para trazer uma marca nova a esta escolha, prefiro destacar este. Novamente nos multifunções, fiquei fã dos Idole Tint da Lancôme e colecionei quatro das cores que me chegaram: uso como sombra, blush e até sobre os lábios. São super versáteis, têm um acabamento luminoso ou mais mate e, com algum cuidado nos tons mais escuros (que devemos espalhar rapidamente porque “agarram” muito depressa), são uma das minhas descobertas favoritas de 2024.

Por fim, mas não por último, e porque não concebo andar por casa nem sair dela sem domar as minhas sobrancelhas, testei vários produtos ao longo do ano e o que mais me conquistou foi o Fluff Up Brow Wax da Benefit, pelo poder de fixação e por não deixar resíduo quando seca.

Joana Maia, editora

A maquilhagem é a minha categoria favorita. O jogo de cores, texturas e acabamentos é quase uma brincadeira que me diverte e relaxa, ao mesmo tempo. Por ser difícil de escolher os favoritos, optei por uma regra: trazer apenas os que conheci, testei e me conquistaram em 2024 e, assim, encurtar a lista deixando de lado alguns amores antigos.

Começando pela pele, este foi o ano foi dedicado aos corretores. Testei cerca de quatro novos e, embora tenha ficado fã de muitos, o troféu tem de ir para o Skin Forever da Dior, sem sombra de dúvidas. Embora tenha uma textura mais grossa, funde-se na pele de forma perfeita para um acabamento natural, mas construível consoante a quantidade usada. Ainda na preparação de pele, tenho a dizer que me rendi completamente a dois produtos virais nas redes sociais: o Contour Wand da Charlotte Tilbury e o blush Rosy Glow da Dior. Sobre o primeiro só tenho a dizer que é perfeito e a opinião detalhada pode ser lida aqui. Já sobre o segundo, é super pigmentado, tem imensa durabilidade e fica lindo por cima de qualquer blush liquído. O meu tom favorito é o Rosewood, um rosa com um pouco de coral que fica super natural.

Passando para o olhar, em 2024 fui bastante minimalista nesta secção. Fiz do contorno ou bronzer a minha sombra de olhos e fui bastante preguiçosa para fazer o meu eyeliner, pelo que me cingi à máscara de pestanas. A Bad Gal Waterproof da Benefit foi uma favoritas, já que juntou tudo o que gosto numa máscara de pestanas: pestanas alongadas, bem separadas e bastante volumosas mas com efeito natural. Nas sobrancelhas, a Benefit continua a ser a favorita mas desta vez dei descanso ao gel e apostei na cera Fluff Up Brow Wax que adorei.

Tive vários lip combos ao longo deste ano, mas diria que 60% das vezes estava a usar o bálsamo labial Lip Butter da Summer Fridays, no tom Brown Sugar. Será difícil superar a fórmula perfeita deste produto que deixa os lábios super hidratados, mais preenchidos, longa duração e cor linda de morrer. Quanto ao lápis de lábios, testei os do Mercadona e está aprovado (lê mais, aqui). O vermelho de 2024 foi o Rouge Allure Velvet Nuit Blanche da Chanel: acabamento aveludado, confortável nos lábios, duradouro e o tom combinou na perfeição com o tom da minha pele e cabelo.

Por último, mas não menor importante, este foi o ano de conhecer melhor as fragrâncias Eisenberg e o Back to Paris foi amor à primeira vista. Quente e doce na medida certa, é versátil o suficiente para ser um perfume de verão e de inverno e desenvolve na minha pele de forma sublime.

Liliana Pedro, redatora

No meio do brat summer e das tendências em que a cor e a ousadia reinou, eu mantive-me sóbria, em especial no que toca à maquilhagem. Sou uma daquelas clean girls que tem no seu ADN o “menos é mais”.

Este ano foi marcado pela pele luminosa e sem base. O BB Cream da Erborian convenceu-me a tomar essa decisão. Com uma suave cobertura, uniformiza a tez e confere um efeito aveludado “pele de bebé”, mesmo como eu gosto. Já tinha experimentado o corretor Forever Skin da Dior e, no final deste ano, voltei a render-me aos seus encantos. Tem alta cobertura e textura cremosa, hidratando também a tez.

Para um toque de cor, o blush igualmente cremoso da Rare Beauty é já um favorito de todo o sempre. Além de ser de fácil aplicação, tem uma cor maravilhosa e o acabamento é super natural. 2024 foi o ano em que ousei nas sobrancelhas.

Aderi à brow lamination com a Benefit Cosmetics e comecei a usar o Gel Brow Setter da marca, que ajuda a modelar e fixar, mantendo os pelos no lugar. Por fim, o adotei como lip combo favorito o lápis da NYX no tom Ever e o lip tint da Rhode, na cor Toast, para uns lábios nude e juicy.

Rafaela Pinto, redatora

Este ano, rendi-me por completo aos produtos líquidos e cremosos, que transformaram a minha rotina de maquilhagem. A pele fica com aquele aspeto natural, luminoso e saudável, exatamente como eu gosto!

Começo pelo meu favorito dos últimos tempos e que continuou a ser um aliado em 2024: o BB Crème Au Ginseng da Erborian: um hidratante com cor, leve, que uniformiza o tom de pele e deixa um glow super natural e bonito. No verão fiquei fã dos novos Blush e Bronzer Sunkisser da Maybelline. Para além de serem práticos, esbatem perfeitamente e deixam um ar fresco beijado pelo sol. E por falar em praticidade, adorei experimentar o Bálsamo de rosto Chubby Stick da Clinique, que me deu aquele toque de cor natural às maçãs do rosto.

Para complementar o look natural e luminoso, o Bálsamo Rouge Coco Baume da Chanel foi e continua a ser presença assídua na minha carteira: hidrata profundamente e dá aos lábios um brilho subtil, perfeito para qualquer ocasião. Não podia faltar a máscara de pestanas que foi a minha aliada para um olhar marcante nos últimos meses: a BADgal Bang! da Benefit que dá um volume incrível às pestanas, sem pesar ou formar grumos.

Para terminar, o perfume Si Intense da Giorgio Armani tornou-se a minha assinatura olfativa preferida. É uma fragrância intensa, elegante e sedutora, perfeita agora para os dias mais frios.