Iolanda foi a artista escolhida pelos portugueses para representar o país na Eurovisão. Depois de passar as fases de eliminação, a artista portuguesa chega agora à Grande Final da competição musical que se realizará já amanhã, sábado, dia 11 de maio às 20h, em Malmö, Suécia e com transmissão na RTP1. E porque nem só de música se faz o espetáculo, a Miranda conversou com Du, o diretor criativo e mente por detrás da identidade visual, o staging e a maquilhagem da artista portuguesa nesta edição da Eurovisão. O makeup artist contou-nos tudo sobre a criação do visual e nós revelamos todos os seus segredos.
"As grandes inspirações para este look de maquilhagem tem palavras-chave como "intemporalidade", "Hollywood", "drag queen", queria que fosse um visual polido... Quando se trata do look de um artista, eu procuro sempre que haja uma união entre a assinatura deste com a minha", começa por revelar Du.
"Portanto, acaba por ser algo muito dramático (risos), porque os artistas procuraram esse dramatismo existente no meu trabalho e este resultado foi muito teatral. Há muitas referências de teatro em toda a performance, desde a coreografia à iluminação, o que também vai ao encontro daquilo que foi o meu começo no mundo da maquilhagem".
O destaque da maquilhagem está no duplo eyeliner, que cria "uma ilusão de óptica, que rasga o olhar da Iolanda". Este pormenor também é tido em conta na performance, "já que a mesma começa com um close up do rosto da artista e, por isso, queremos marcar com um olhar que fosse dócil e intenso ao mesmo tempo. Tal como a letra da música revela também", explica o diretor criativo.
Para construir este visual de olhos, o makeup artist conta que começa por desenhar o traço com um lápis preto à prova de água da Estée Lauder, selando-o com um pó solto para que dure mais e, por cima, regressa com o eyeliner preto Inglot 77, que segundo o mesmo é "um icónico no mundo da maquilhagem" e que se alta durabilidade e com um tom 100% preto. Já a linha branca entre os traços pretos, "oferece alguma abertura ao olho, para que não fique muito fechado com o uso de um preto tão carregado". As pestanas muito coladas, "quase patas de aranha" como diz o mesmo, são uma inspiração vinda da moda e ainda foram usadas pestanas postiças superiores e inferiores para conseguir este efeito.
"Para um momento pop and fun, para que tudo não ficasse demasiado pesado, acrescentei uns cristais nos olhos. Este detalhe vai também ao encontro daquilo que é a personalidade da Iolanda quando termina a performance, uma pessoa divertida", conta o diretor criativo.
"Outro ponto importante do visual são as sobrancelhas", acrescenta Du, "eu apago-as". "Eu apago metade da sobrancelha, mas não usei cola como é costume, decidi apagá-la só com correção de cor porque gosto que se veja o pelo por baixo para se perceber o mesmo", conta o maquilhador. E continua, "quisemos assumir que se tratava de maquilhagem, para que se tratasse de uma personagem e não da Iolanda".
Quanto à base, a escolha foi de uma pele completamente mate, sem qualquer iluminação. Esta escolha vai mais ao uma vez ao encontro do tal dramatismo. "No fim, gosto sempre de destacar os sinais no rosto da Iolanda", acrescenta o makeup artist. Nos lábios, um tom de nude com um delineado mais exagerado para trazer volume aos mesmos.
Comentários