Cătălina Hotin é uma assumida apaixonada pelo universo encantado dos pincéis, das sombras e dos blushes. Para ela, a maquilhagem é um hobby, uma forma de dar asas à sua criatividade. Quando não tem aulas na universidade, em Bucareste, na Roménia, dedica o tempo a testar novas texturas e formas de aplicar maquilhagem.

Tudo começou quando se deu o boom dos Youtubers de beleza. Na altura, Cătălina tinha apenas 11 anos. “Quando assistia aos vídeos ficava bastante cativa pela maquilhagem, especialmente porque nunca tinha visto alguém a aplicar mais do que uma cor nas pálpebras ou um batom vermelho. Foi nesta altura que percebi que a maquilhagem é fascinante. Durante algum tempo, comecei a experimentar novos produtos, como as sombras e o rímel, mas nunca ousei sair de casa maquilhada”, diz.

#MustFollow: Cátia Rodrigues - "Quero mostrar que a cosmética faz sentido na vida de todas as mulheres"
#MustFollow: Cátia Rodrigues - "Quero mostrar que a cosmética faz sentido na vida de todas as mulheres"
Ver artigo

E tudo o vento levou. Com o crescimento, adquiriu a confiança necessária para assumir os seus looks fora das quatro paredes de casa. “No secundário, ganhei o conforto para preencher as sobrancelhas e pintar os olhos.” Cătălina Hotin começou, assim, a desafiar as regras da maquilhagem 3D. As pestanas transbordam cor, o eyeliner gráfico alonga o olhar, o color blocking é uma constante e as pinturas abstratas colocam os seus looks no patamar da arte. Quando as coisas não correm como o esperado, arrependimento não é com ela. “As minhas técnicas estão sempre a mudar, mas eu tento publicar todos os looks que crio, porque eles fazem parte da minha evolução da qual eu tenho orgulho.”

Vista de longe, a relação dos 'memes' com a maquilhagem parece não ter grande futuro. No entanto, Cătălina diz-nos o contrário. Quando a inspiração não está nos seus melhores dias, a beauty lover conecta-se com as redes sociais e deixa-se levar pela gargalhada fácil das imagens, vídeos e gifs que navegam pelo ciberespaço. Mas há mais. Alguns dos looks criados por ela têm 'memes' como ponto de partida: "Smudge the cat”, “Dancing Joker”, “Pepe the Frog” e “Baby Yoda”. “Sempre que fico com um meme na cabeça, tenho que o pintar no rosto para que possa parar de pensar nele.”

No Instagram, Cătălina Hotin vai querer continuar a aproximar a sua comunidade de seguidores por intermédio de maquilhagens que elevam a fasquia da criatividade. “Decidir partilhar apenas maquilhagem no Instagram, incentivou-me a ser ousada com a minha aparência e a não ter medo. Sinceramente, sinto que renasci.”

A arte de Cătălina