O assunto do momento, no que toca à maquilhagem, tem sido o contorno labial. Já seria de esperar, ou não fosse o contorno dos lábios uma das maiores tendências dos anos 90 e 2000, décadas essas que voltaram a popularizar-se nos dias de hoje. Praticamente tudo o que era cantora, estrela de cinema e celebridade adotava o lápis de contorno labial como um produto essencial na maquilhagem com o único objetivo pelo qual também continuamos a usar: deixar a boca e os lábios mais bonitos, maiores e sensuais.

Pode parecer uma tarefa minimamente simples, mas quando passamos da teoria à prática, vemos que afinal é preciso conhecer bem as técnicas para não corrermos o risco de ficar com a boca igual à de um palhaço. Estivemos à conversa com a maquilhadora profissional, Sandra Melo, que partilhou com a Miranda um guia para fazer o contorno de lábios de forma perfeita e adequada a todos os tipos de lábios.

Primeira etapa: cuidar dos lábios

A base para conseguir uns lábios bonitos está na forma como cuidamos deles. "A esfoliação labial é essencial não só antes de aplicar maquilhagem, mas numa rotina de skincare, principalmente para quem tem problemas de hidratação (excesso de células mortas, etc)", explica a makeup artist.

"Um lábio hidratado é extremamente importante, tanto para a aplicação do contorno, como para aplicação do batom em si. No entanto, devemos ter em atenção o excesso de hidratante, pois pode diminuir a fixação do batom. Pessoalmente, aconselho a que a hidratação seja feita aquando da preparação da pele para ser maquilhada, dando tempo ao lábio de absorver o hidratante".

Segunda etapa: a escolha do lápis

Para Sandra Melo, os lápis mais cremosos são a melhor escolha para criar um efeito mais natural, devido à hidratação que proporciona ao lábio e também à facilidade com que se funde com o batom. "É também importantíssimo que o lápis utilizado esteja bem afiado".
"Por experiência pessoal e profissional, aconselho a que, para criar dimensão e ao mesmo tempo manter o efeito natural, o tom escolhido seja ligeiramente acima do tom natural do lábio ou do tom do batom escolhido. Esta ligeira diferença de tom, faz com que o lábio ganhe uma dimensão natural", esclarece.

Terceira etapa: fazer o contorno

"Independentemente do formato do lábio, a forma mais fácil de começar a fazer o contorno do mesmo é pela definição do arco do cupido, que se encontra no meio do lábio superior, e o meio do lábio inferior. Depois, desenhar uma linha de dentro para fora ao longo do contorno do lábio, ficando assim pronto para a aplicação do batom".

Quarta etapa: finalização

Utilizar um pincel de lábios para contornar não só ajuda no controlo da quantidade de produto que aplicamos, como também ajuda no controlo dos limites do contorno do lábio. É também uma ótima forma de suavizar o contorno e a criar uma aparência mais natural. "Pessoalmente, para finalizar o lábio com uma aparência ainda mais natural, gosto de criar o efeito de linha de contorno esbatida, recorrendo ao uso de um cotonete", afirma.

"Para criar um efeito de dimensão extra, mas natural também, aconselho a aplicação de um gloss transparente ou de tom igual ao do batom no centro dos lábios. O brilho do gloss dará uma maior sensação de volume."