Duke of York Square, Londres
É a mais recente adição à série de boutiques exclusivas da Aesop em todo o mundo. Desenhada pela equipa do atelier de designer de interiores norueguês Snøhetta, e pela sétima vez a colaborar com a marca australiana, é o seu primeiro projecto em Inglaterra. A loja, batizada Aesop Duke of York Square, é uma "subtil coreografia de luz, aromas e atmosfera envolvente", e um tributo à obra do grande arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer. O espaço tem 108 m² e combina o design futurista e o estilo clássico.
Situada em Chelsea, Londres, a loja exibe um layout inspirado na relevância contextual da sua localização, combinado com uma influência de elementos futuristas. O resultado é um interior caracterizado por arquétipos clássicos, uma paleta de cores vermelho-pálido e elementos de aço inoxidável. Ao centro, o volume circular, de experimentação dos produtos, é em aço inox polido e fibra de vidro, e funciona como ponto de encontro entre clientes e funcionários.
Onde fica: Duke of York Square, 22–24, Chelsea, Londres
Canberra, Austrália
A terceira iteração da Aesop Canberra foi criada pelo departamento de design interno e inspira-se na magnitude do ambiente construído de Canberra (Austrália) e no esplendor da paisagem envolvente.
Quando Walter Burley Griffin, famoso arquitecto americano, planeou a cidade, esta representava o cruzamento entre o ambiente natural e as exigências cívicas de um moderno centro urbano .
O interior da Aesop Canberra, com 78 m² de área, evoca as formas geométricas arrojadas dos desenhos de Burley Griffin expressos na paleta rica de materiais onde se contam o mármore, a madeira local e o latão. O volume de demonstração circular, monolítico, esculpido em mármore australiano, é uma forma que tem tanto de impressionante como de cativante. Esta forma é replicada no balcão do ponto de venda, revestido a madeira australiana Jarrah, e em todo o espaço sobressaem os tons profundos do vinho e da romã e os perfís arredondados.
Onde fica: Loja AF01, Canberra Centre, 148 Bunda Street, Canberra, Austrália
Flinders Lane, Melbourne, Austrália
O interior da loja Flinders Lane, desenhado pelos arquitectos do March Studio, é inteiramente construído em cartão, um material que há muito tempo tem feito parte das suas preferências, à semelhança de Frank Gehry e, mais recentemente, Shigeru Ban, que têm explorado várias formas de exibir e trabalhar com as suas qualidades estruturais e materiais. "Queríamos muito provar que este material é resistente e adequado ao ambiente de loja", escrevem os arquitectos no seu website. A equipa teve muito pouco tempo para concluir o projecto da loja e em algumas semanas dobrou, construiu e montou 3000 caixas de papelão nos balcões e numa parede de prateleiras. Estas caixas são as mesmas com que a Aesop embala os seus produtos para enviar para todo o mundo, e são obviamente 100% recicladas e recicláveis. Primeiro pensada como pop-up store, o interior da Aesop Flinders Lane teve tão boa recepção por parte do público que nunca mais foi desmontada.
Onde fica: 1c/268 Flinders Ln, Melbourne, 3000, Austrália
Aesop Tóquio, Nakameguro
Com interiores desenhados pelo japonês Shinichiro Ogata, do estúdio Simplicity, e conhecido Chef, que já colaborou com Alain Ducasse, esta loja, uma das muitas em Tóquio, está localizada em Nakameguro, ao lado do Rio Meguro, e foi a primeira a ter uma sala de tratamento facial Aesop no Japão. Inspira-se, pela proximidade ao rio, no fluxo e refluxo ancestral da água, influência que é evocada com uma forma escultural à entrada, sugerindo a presença de água ao imitar sutilmente a sua aparência através da superfície de um painel em cobre polido. A geometria do interior, de 110 m², inclui mobiliário que lembra uma casa dos anos 50, e recorre a materiais como cimento nas paredes e lavatórios, armários de metal e piso de cerâmica. Uma grande janela de vidro enquadra a vista para o jardim do pátio. Esta é a décima loja da empresa na região de Kanto.
Onde fica: 1-13-9 1F, 1-13-9 Kamimeguro Meguro-ku, Tóquio
Saint-Honoré, Paris
A colaboração contínua com Rodney Eggleston do March Studio de Melbourne levou ao convite para desenhar a loja Aesop de Saint-Honoré, em Paris, mais um exemplo onde os materiais ganham destaque. Situada num belíssimo prédio do século XVII, perto do Palais Royal, a loja presta homenagem à madeira (foram usadas 3500 peças) e à textura, numa atmosfera rica e escultural, geométrica e contemporânea. Esta geometria da madeira foi inspirada no delicado parquet que reveste muitos dos apartamentos históricos da cidade. Cada peça foi cortada à mão, lixada, polida e cuidadosamente numerada antes do envio, de acordo com o projecto dos arquitectos.
Onde fica: Rue Saint-Honoré, 256, Paris
Comentários