Também ninguém sabe se é mesmo um rapaz ou se já é um homem, muito bem conservado no corpo magro que nos deixa vislumbrar quando veste uma camisa ou um pijama desabotoado. Mesmo antes da quarentena ter começado, já o Birkin Boy se fotografava num ócio de ouro entre quatro paredes, na sua casa no Porto, numa casa senhorial no Minho ou num hotel de charme em Paris.

No pulso, nos dedos e no peito, ensina-nos a lição de estilo “como ser homem e usar alta joalharia ao mesmo tempo e fazer disso tendência”. Um estilo no qual me revejo da cabeça aos pés, e até às unhas, já que não é raro vislumbrarmos fotos em que também as unhas estão pintadas de preto.

#ÁguaPelaBarba: um homem de unhas pintadas
#ÁguaPelaBarba: um homem de unhas pintadas
Ver artigo

Foi com o tema da joalharia que começámos as nossas conversas no instagram. Também falámos de como Portugal concentra tanto talento, sendo curiosamente aqui que também se fazem algumas das jóias de marcas internacionais de renome (e orgulhosamente no mesmo sítio onde se faz a colecção que ele desenhou para a Elements). E muito falámos do Porto e das histórias do Porto (que fiquei a conhecer melhor quando esta cidade foi a minha segunda casa, num passado não muito distante). Definitivamente, o seu bom gosto vai além dos objectos e chega ao conhecimento de causa dos mesmos, falando-me também de peças históricas e referências incontornáveis do gosto à moda do Porto, salvando-se de qualquer suspeita de uma superficialidade leviana ou subjugada à tirania dos luxos ostensivos.

Quando lhe pedi para partilhar com a Miranda a sua rotina de beleza, estava longe de imaginar o quão rico esse ritual é. Ele mesmo assume: “Experimento tudo, investigo tudo”. Afinal de contas, if you live a million dollar life why would you treat yourself like a half-million dollar baby? Esta frase ninguém a disse, inventei eu agora e achei que ficava bem dita em inglês. Ou não concordam? Isto quer dizer que ele não foi pago para falar destas marcas. Quer dizer que estes produtos foram todos testados na primeira pessoa, entre muitos outros que nem sequer estão aqui mencionados, e que fazem de facto a diferença na vida de quem simplesmente deseja as melhores experiências para si.

BIRKIN BOY NA PRIMEIRA PESSOA

"A limpeza da pele é, para mim, um dos principais momentos. Normalmente costumo usar um destes dois produtos:  o bálsamo de limpeza Moringa de Emma Hardie ou a Água Micelar da Bioderma, conforme o que a minha pele estiver a pedir. Depois, faço uma segunda limpeza com a Mousse de Beauté da Guerlain. Não todos os dias, mas muitas vezes faço esta limpeza com a Foreo Luna 3. As limpezas de pele mais profundas faço sempre em gabinetes de estética profissionais. Ultimamente, tenho feito quase sempre no Spa da Tata Harper, que fica no Hotel Le Bristol em Paris.

Como creme de hidratação, gosto muito do Magic Cream da Charlotte Tilbury. É um bom clássico e quando termina volto sempre a comprar.

Ampolas, gosto muito das Photo-Age da Martiderm, seguidas do sérum de dia L’Intégral da Sisley. De noite, depois da limpeza cuidada, uso a gama da Estée Lauder Advanced Night RepairPor causa das viagens e do stress causado pelas mesmas, desta gama uso também o Intense Reset Concentrate.

Sou bastante rigoroso com a proteção solar e cumpro as indicações do meu dermatologista de confiança. Uso a marca Heliocare (neste momento uso o fluid cream, acompanhado das cápsulas, sempre que me desloco para países com muito sol, para evitar alergias e danos solares).

Para contorno de olhos, alterno entre o Hydra Beauty Micro Gel da Chanel ou o sérum Orchidée Impériale da Guerlain, seguido do creme de olhos da mesma gama.

Para os lábios, aposto na hidratação diária com hidratantes da Kiehl's (alternando as texturas consoante a época do ano). E relativamente à proteção solar, gosto do stick da La Roche Posay.

Em viagem, para manter a pele relaxada e hidratada, uso o spray Beauty Elixir da Caudalie.

Uma a duas vezes por semana, gosto de fazer máscaras de hidratação coreanas. Neste caso vario muito, porque gosto de experimentar. Também gosto muito das Peter Thomas Roth.

Creme de mãos, gosto muito dos da Diptyque, dos da Granado, e um dos meus clássicos é o da Omorovicza.

Para o corpo, ultimamente tenho estado a usar o Augustinus Bader. Mas nesta área não sou tão fixo nos produtos. Gosto muito de experimentar e, como viajo muito, acabo por ir experimentando as novidades.

Quanto a perfumes, tenho alguns clássicos (que mantenho segredo), mas posso confessar que nos últimos tempos tenho descoberto os da Claus Porto.

Para fazer a barba, actualmente estou a usar o Moroccan Neroli Serum da Aesop, mas já experimentei outros de que também gostei, como o da Shiseido ou o Óleo da Ren.”

Estas palavras do Birkin Boy (aqui à esquerda, na caixa), estava a lê-las no direct message do Instagram e soavam-me à voz do Christian Bale a descrever a sua rotina de beleza, quando interpretava Patrick Bateman, o serial-killer mais sexy da história do cinema, no filme 'American Psycho'. A vocês não? É uma personagem pela qual tenho um carinho muito especial.

O seu gosto requintado é evidente. E as marcas de luxo que nos apresenta apenas participam na elaboração de um estilo ímpar com que nos brinda em cada fotografia que publica. Ele mistura o desportivo e vulgar com o clássico e sofisticado, e é esse estilo que podemos apreciar quando usa uns biker shorts com uma camisa Versace, ou quando combina um hoodie com um trench coat em pêlo.

Ficou a conversa em suspenso, e muito mais ficou por saber dos seus cuidados essenciais. Mas de alguém tão misterioso jamais poderíamos esperar todas as respostas de bandeja. Ainda nem a entrevista tinha sido dada por terminada e já o Zorro boy se tinha retirado. Mas antes o Zorro que o American Psycho… ao menos sobrevivi para vos contar esta história.

Bruno Reis, colaborador da Miranda, é o fundador e diretor criativo da Teeorema, marca de T-shirts de luxo.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.