Foram muitas as caras novas que vimos nas passarelas das Semanas de Moda nacionais e, mesmo atarantados por tanta beleza, há que ver ao detalhe um a um. E além de lançar apostas baseadas nas características físicas, há que baseá-las também no carisma, na expressividade, na versatilidade e num sem-número de outras condições. E por mais que achemos que vida de modelo é fácil, só eles sabem as exigências do métier.

Como portugueses que somos, podemos dar-nos por orgulhosos por “exportarmos” dos mais bonitos exemplares de seres humanos que competem no mercado internacional, ao lado de outros seres humanos excepcionais, como Kendall Jenners e Lucky Blue Smiths. Somos produtores de anjos de Victoria's Secrets, de Martini Mans, de Marias Miguéis que abrem desfiles de Yves Saint Laurents, e de Armandos Cabrais, que protagonizaram desde campanhas de Balmains até Alexander McQueens.

Tal como na vida em geral, também aqui na Miranda gosto de usar a expressão “eu bem disse”. Por isso, o artigo de hoje é dedicado aos oito talentos que já começaram a singrar junto dos holofotes internacionais. Mas mais do que sentir que tive razão quando apostei neles, o mais importante é podermos comemorar as suas conquistas.

Comecemos pela Ana Veloso, da Karacter, que este ano foi vista no desfile Emporio Armani na Milan Fashion Week FW22.

#ÁguaPelaBarba: eu bem disse que iam dar que falar, estas novas caras!

Também em Milão e também da Karacter, o Ye Zinchao desfilou para a Armani.

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E da mesma agência tivemos o Francisco Cruz no desfile da Loewe, na Paris Fashion Week F22.

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Da Da Banda Model Management, vimos o Martim Canavarro a protagonizar a campanha da Calvin Klein Jeans.

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E o “Príncipe do Senegal”, o Daniel Christian, foi fotografado em editoriais para as revistas ID, Self Service, Dazed Beauty e para a Acne Studios, como campanha.

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O Mateus Ribeiro, da Central Models, fez a campanha para a Alan Crocetti.

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E o Marcelo Zhang, da Blast Models, tem sido um vencedor: Dolce&Gabbana, Balenciaga, Reebok, Neil Barrett, Off White. Não preciso dizer mais nada, pois não?

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Mas também preciso dar a mão à palmatória, pois nunca referi a Carla Pereira, da Karacter, e eis que, subitamente, vejo uma nova mulher, do estilo furacão, pois assim de repente, como quem não quer a coisa, papou tudo: Dior, Philipp Plein, Dolce&Gabbana, Swarovski, Net-à-porter, MAC, Lancome… não é um “eu bem disse”, mas definitivamente é um “eu devia ter dito”. Devia, não devia?

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Para ver se me livro da culpa, não posso fechar este artigo sem lançar novas apostas, que espero virem a ser um “eu bem vos disse” num futuro breve. Vou então dizer:

Diogo Lapas, da Face Models

Confesso que às vezes perco horas a tentar entender o que é que vejo nestas caras. Será que “apenas” 1,89 m e uns olhões chegam para vencer tudo? Pelos vistos, sim, que o Diogo já venceu os desfiles que fez e ainda agora aprendeu a andar na passarela.

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Seynabou Niane, da Blast

Este é um completo tiro no escuro, pois da Seynabou só vi umas polaroids no site da agência e não consegui ficar indiferente à expressão dela. Vocês conseguem?

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Ivvi Romão, da Blast

Sigo a Ivvii no Instagram há uns tempos e acho que está a ficar uma mulher cada vez mais bonita. E depois de a ver nesta foto, fiquei mais que rendido. Quem não?

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Foto: Andy Dyo

Talvez por isso a tenha escolhido para ilustrar este artigo. E por isso, deixei o melhor para o fim.

Eu disse, está dito.

Além de secretamente estar a construir a sua própria marca de Moda (shhhh...), Bruno Reis é o responsável pelo Marketing e Comunicação de marcas de Beleza. Entre a criatividade e a estratégia, já foi actor, professor de yoga, gestor de redes sociais, fotógrafo e director de casting.