Vim aqui só dizer que acabou de chegar ao mercado da estética a última inovação da Ciência em tratamentos regenerativos. Não percebo porque é que ainda não abriram os telejornais com esta novidade, por que ainda não fizeram capas de revistas sobre este tema... é que nunca estivemos tão perto da juventude eterna: os exossomas chegaram para colocar as células na sua melhor condição regenerativa, no seu ponto máximo de desenvolvimento.
Estas pequenas vesículas contêm a informação genética e molecular das células estaminais – as mais puras e mais potentes – facilitando a comunicação nas células onde são depositadas. Quer isto dizer que os exossomas, contendo o código de uma célula de um bebé, se forem depositados num tecido de um adulto, esse tecido será incentivado a regenerar-se e a reproduzir-se como as células de onde é proveniente. Imaginem!
Combinados com micro-agulhamento, através dos microcanais, eles têm capacidade de atingir os tecidos mais profundos, melhorando a produção de colagénio e assim reduzindo as rugas. Até aqui nada de novo, há "n" produtos no mercado que fazem isto. Só que os exossomas são super substâncias, com origem nas células do cordão umbilical, funcionando a um nível não só molecular mas também genético, com uma capacidade extraordinária de transformar o velho em novo, ao ponto de ser uma tecnologia que está a ser aplicada no combate ao cancro e a outras doenças degenerativas.
Na estética, os exossomas têm sido aplicados na regeneração da pele do rosto, mas também no combate à alopécia, tendo já obtido resultados fora de série.
Este tipo de tratamentos já está disponível em Portugal. Tenho visto algumas clínicas de beleza fazerem a comunicação dos benefícios ímpares desta tecnologia nas suas redes sociais. Para o tratamento da pele, recomendo, claro, a Avenue Clinic, e para o tratamento do cabelo, a Clínica Ricardo Vila Nova. Ambas pioneiras em procedimentos estéticos de medicina regenerativa.
Comentários