Fotografias bonitas, sets maravilhoso e produtos perfeitamente ordenados. Se andou pelo Instagram ou pelo Pinterest em busca de inspiração sabe ao que nos referimos. O mundo das beauty junkies pode (tende até para) ser tudo menos organizado, mas é possível manter tudo no sítio - recorrendo, claro, a algumas estratégias.

Nuno Matos Cabral, designer e responsável pelo blog de decoração Primeira Casa da Rua, conta à Miranda como é que o mobiliário pode ser uma peça chave para a organização dos produtos de Beleza.

"Actualmente, existem inúmeras soluções para que os produtos de beleza estejam corretamente organizados e sempre à mão, a imaginação é o limite", começa por dizer. "Por exemplo, as gavetas de um móvel camiseiro ou um cabinet podem ser boas soluções. Uma simples gaveta ou uma prateleira do closet ou do roupeiro podem ser utilizadas, desde que esteja próximo de um espelho e num espaço com luz suficiente para poder utilizar os seus produtos corretamente", diz.

5 super-aliados de beleza para comprar na Amazon por menos de 30 euros
5 super-aliados de beleza para comprar na Amazon por menos de 30 euros
Ver artigo

No entanto, admite, o toucador continua a ser algo intemporal . "Qualquer peça de mobiliário pode fazer sentido desde que se goste e que se adeque à decoração da divisão. O toucador é um clássico que faz todo o sentido, actualmente existem no mercado inúmeras opções, com os estilos mais diversos. O importante será escolher um toucador que tenha a mesma linguagem que a restante decoração da divisão", explica Nuno.

Os clássicos toucadores

Contudo, no caso de ter pouco espaço, o toucador pode ser completamente dispensável. "Se tem pouco espaço, as gavetas do roupeiro podem ser uma boa ideia. Basta colocar umas caixas dentro das gavetas para poder organizar corretamente todos os produtos. Outra solução, para quem é fã da reutilização, que é o meu caso, um simples organizador de sapatos para colocar na porta do quarto, pode ser a solução. Em cada uma das bolsas, onde deveriam estar os sapatos, substituir pelos produtos de beleza que utiliza. Não há forma mais fácil de ter todos os produtos organizados e sempre à mão", remata.

Caixas e mais caixas

Online não falta inspiração: desde os tabuleiros, objectos esses quase sempre escolhidos para expôr os perfumes, aos convenientes blocos com gavetas, como o já conhecido Alex, do Ikea, o predilecto de muitas gurus e youtubers de Beleza.

Tabuleiros para colocar os perfumes

Gavetas e gavetinhas

Outras dicas para facilitar a organização

  • Use gavetas para compartimentar: "No caso das gavetas, caixas para compartimentar os produtos por género, é uma boa solução", diz Nuno. "Dividir os produtos por: produtos para a cara, para o corpo, hidratantes, maquilhagem, desmaquilhantes."
  • Mantenha próximo o que mais usa: "Os produtos que utiliza diariamente devem ser os mais acessíveis, os que utiliza com menos frequência podem ficar no fundo da gaveta ou da prateleira."
  • Evite caixas iguais: "Utilize caixas de diferentes dimensões e padrões para que o espaço fique com uma dinâmica visual diferente."
  • Fuja de fios entrelaçados: "Os secadores de cabelo podem ficar pendurados no interior da porta do roupeiro ou do armário, assim o fio está sempre corretamente arrumado."
  • Cuidado com os perfumes: "Coloque os perfumes numa zona com menos luz natural para evitar que a cor ou o aroma possa ficar alterado."

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda