Se é amante, ou apenas um praticante, de exercício físico, certamente já se interrogou, ou já assistiu ao debate sobre a possibilidade de, e como, transformar a massa gorda em massa muscular. Pois bem… isso é simplesmente um daqueles grandes mitos do mundo do fitness! É fisiologicamente impossível. Bem, pelo menos da forma como imaginamos.
Massa gorda e massa muscular são tecidos completamente diferentes, e com funções distintas no nosso organismo.
Caso para dizer que os músculos e a gordura têm pouquíssimas coisas em comum, e o corpo humano não está preparado para, nem tem como, promover esta transformação milagrosa.
No entanto, ambos são de extrema importância para o corpo humano. Sim, até a gordura corporal, mas dentro de valores considerados normais. A massa muscular tem a função de garantir a estabilização e o movimento do corpo, actuando em conjunto com os ligamentos e os tendões. Enquanto que a massa gorda serve de armazém de energia, protege as estruturas do corpo e regula a temperatura corporal.
O problema é quando a gordura corporal é elevada, e associada ao excesso de peso e à obesidade, acaba por ser um factor de risco no desencadear de doenças crónicas não transmissíveis, como doenças de coração ou hipertensão.
Mas voltando à nossa questão de partida, quando conjugamos uma rotina alimentar saudável à prática de exercício físico regular, aquilo que acontece, de facto, é a redução gradual de massa gorda e, simultaneamente, o ganho de massa muscular quando realizamos exercício de Força Muscular.
Talvez seja devido a este processo que as pessoas afirmam muitas das vezes que tal fenómeno milagroso ocorre, mas acreditem, não há milagres. Existe apenas uma união entre o exercício físico, a alimentação saudável e uma boa noite de descanso :) Bons treinos e bom descanso.
Ricardo Gomes, 31 anos, é Personal Trainer, Formador na Área de Exercício e Saúde e CEO da CHASE Training Academy.
Comentários