As pernas e o corpo estão inchados? Sente-se mais pesada ao final do dia?
Estes sinais mostram que o seu corpo está em défice de líquido. Isto é, durante as 24 horas do dia, o corpo tenta equilibrar o total de água necessária ao bom funcionamento do organismo. Quando há défice de líquido, o corpo começa a desidratar, a reter líquidos e a criar edemas.
Por outro lado, quando há líquido em excesso, o corpo entra em sobrecarga. A maior parte dos líquidos que ingerimos serve para o organismo executar as suas funções biológicas, como, por exemplo, hidratar células e libertar toxinas. Assim, quando ingerimos líquidos, esses mesmos líquidos são canalizados para as funções biológicas do organismo. A retenção de líquidos é, por assim dizer, a acumulação excessiva de líquidos que extrapola das veias e provoca inchaço nas zonas afetadas. As zonas mais afetadas são, por norma, os pés, as pernas, o abdómen e as mãos.
E para vos ajudar a ultrapassar este problema, partilho convosco as minhas mezinhas poderosas.
As mezinhas são tratamentos naturais caseiros que, quando acompanhados por uma alimentação saudável e exercício físico, produzem efeitos incríveis na pele e no volume do corpo da mulher. Se à dieta, à ingestão de água, ao exercício e às mezinhas, juntar uma boa massagem, conseguirá resultados tipo… uau! Siga as minhas mezinhas à risca e faça o tratamento com dedicação. As mezinhas são muitos fáceis de fazer e bastante acessíveis. Ative a circulação e contribua para um melhor funcionamento do seu corpo num todo.
Roube tempo ao tempo e escolha o momento ideal para se mimar. Vai precisar de meia hora, sensivelmente. Desfrute e cuide de si com mezinhas para retenção de líquidos e inchaço das pernas, nunca esquecendo a automassagem, que traz inúmeros benefícios.
A automassagem proporciona a ativação, a estimulação, a drenagem e a definição do nosso organismo e corpo. Ela auxilia no processo de eliminação de toxinas e de todos os líquidos acumulados no nosso corpo. Com as minhas dicas, vai ativar a sua circulação sanguínea e estimular o organismo a ser mais acelerado e regular. Esta automassagem pode e deve ser a base para todas as aplicações de máscaras e cremes indicados para qualquer tratamento que realize.
Para ajudar na retenção de líquidos
- beba mais água;
- controle o stress;
- pratique exercício físico regular;
- evite o consumo de alimentos com açúcares, sal refinado, alimentos processados e cheios de aditivos;
- evite roupas muito apertadas;
- faça drenagem linfática com profissionais qualificados
- e beba chás drenantes (cavalinha e centelha asiática, por exemplo).
Passos da automassagem:
1 Activação
Na Técnica do Deslizamento Circular, deve esfregar o produto nas mãos, ou então espalhá-lo, com a ponta dos dedos, sobre a barriga. De seguida, com as duas mãos, faça movimentos circulares, no sentido dos ponteiros do relógio, começando pelo umbigo. Repita 10 vezes com pressão moderada e firme. Relembre-se que estamos a trabalhar a superfície da pele e não a matar os órgãos.
2 Estimulação
Na Técnica dos Pinçamentos, use as pontas de dois, três ou cinco dedos para espremer e pinçar os músculos. Depois, prenda a pele na ponta dos dedos, estique ao máximo a sua elasticidade e solte. Faça movimentos circulares, no sentido dos ponteiros do relógio, ou horizontais e verticais. Repita 10 vezes.
3 Drenagem
A Técnica da Fricção é realizada com os dois punhos cerrados, utilizando os nós dos dedos. Com movimentos rotativos curtos, no sentido dos ponteiros do relógio, pressione a barriga, levando as mãos da direita para a esquerda em linha reta. Os punhos rodam, sim, mas em linha reta, não de qualquer maneira. Comece de cima para baixo, ou seja, desde as costelas até ao fim da barriga, na zona abaixo do umbigo. Quando chegar ao fim da barriga, recomece, mas agora de baixo para cima e da esquerda para a direita, subindo com as mãos até às costelas. Repita 10 vezes.
4 Definição
Depois de ter efetuado, repetidamente, uma técnica de massagem, termine com a técnica do deslizamento em "V". Deslize as duas mãos desde a parte de cima das costelas ou da cintura até à zona das virilhas, desenhando um "V". Repita 10 vezes.
Mezinhas Izabel de Paula:
* CHÁ BARRIGA FIT®
O Chá Barriga Fit é ideal após as épocas festivas ou para aquelas ocasiões em que comemos mais. Por isso, quando se sentir inchada, com flatulência, retenção de líquidos ou má disposição, faça esta receita.
O que precisa:
- 1 c. de sopa de chá verde
- 1 c. de sopa de chá cavalinha
- 1 c. de sopa de chá de hibiscos
- 1 pedacinho de gengibre
Ferva tudo num litro e meio de água e beba ao longo do dia. Faça três vezes por semana.
* PERNAS INCHADAS
O que precisa:
- 1 c. de sopa de sal grosso
- 1 c. de café com café moído
- 3 c. de sopa de gel de banho
Coloque numa taça e misture. Deixe repousar 5/10 minutos no frigorífico. Na hora do banho, faça uma esfoliação suave durante cinco minutos, massajando desde os pés até à virilha.
Como prevenção, deve fazer uma vez por semana e se já estiver muito inchada e com retenção, faça três vezes por semana.
* AUTOMASSAGEM
Depois do duche diário ou à noite, antes de se deitar, faça uma automassagem.
Num frasco, misture 10 gotas de óleo essencial de canela e massaje a barriga com movimentos circulares durante um minuto. De seguida, também em movimentos circulares, belisque a pele de toda a barriga durante mais um minuto. São dois minutos diários que, ao fim de algum tempo, farão toda a diferença.
Comentários