As idas à praia e às esplanadas regressaram e apanhar sol faz parte da nossa rotina. E quem não quer uma pele saudável e bronzeada? O calor desidrata bastante a nossa pele e, por isso mesmo, há que ter alguns cuidados extra nesta época do ano. Por isso, vamos lá hidratar o nosso corpo, prevenir manchas e outros dissabores.

Comecemos então por tomar consciência da importância da hidratação interna, onde o primeiro passo é beber água, ela é fundamental. A água é a base de tudo em nós, e se não conseguir beber muita água, coloque fruta ou limão, por exemplo, e beba águas com sabor. Contudo, sempre sem açúcar!

Acrescente ao consumo da água uns snacks saudáveis, para quando a fome apertar. As minhas sugestões: cenouras em tiras, ovos cozidos, maçã cortada.

Depois, passamos para a etapa antes da praia. A minha dica: uma esfoliação em todo o corpo e rosto, para eliminar as células mortas, os resíduos de cremes, os resíduos de poluição e os poros entupidos. O objetivo é recuperar a pele que está seca e cansada, ou seja, quer-se a renovação celular, de forma a que o corpo fique preparado para receber eficazmente os benefícios dos cremes e cosméticos que serão aplicados.

Pode repetir este procedimento três vezes por semana.

O que precisa:

  • 1 c. de sopa de mel
  • 1 c. de sopa de sal grosso
  • gotas de limão q.b.

Misturar tudo numa taça e esfoliar o rosto e o corpo. No rosto, com movimentos circulares, suaves; no corpo, já pode intensificar os movimentos. Lavar de seguida e aplicar o seu hidratante corporal.

Sobre a pele é, ainda, relevante tomar conhecimento de que, se tiver a pele normal a secanão use água muito quente para tomar banho, pois vai desidratá-la ainda mais. Quando sair do banho, não seque totalmente a pele: com ela ainda algo húmida, aplique o hidratante corporal para uma melhor absorção. Se a pele do rosto também for muito seca, limpe-a com água micelar e aplique um potente hidratante. Nunca esquecer o protetor solar.

Já na pele oleosa ou mista, há uma produção anormal de oleosidade (as culpadas são as glândulas sebáceas), portanto, lavar o rosto duas vezes por dia é o suficiente. Não exagere. O tónico é um excelente aliado para quem tem este tipo de pele, e depois de o aplicar, use um hidratante leve e não oleoso, para que a pele fique nutrida, sem obstruir os poros.

Quanto à pele sensível, ela caracteriza-se por ter eritema facial, ardor, prurido e desidratação. Aqui há uma enorme sensibilidade cutânea e, se o problema for persistente, procure o aconselhamento de um dermatologista. Neste tipo de pele deve evitar tónicos e sabonetes mais agressivos. Prefira protetores solares com zinco ou protetores solares minerais. A sua pele vai agradecer todos estes mimos.

Já na praia, a minha dica é que faça uma máscara ao seu cabelo, promovendo assim a sua hidratação e tratando a porosidade fio a fio. Use uma mistura com condicionador e óleo de coco, e aplique-a no cabelo, deixando ficar o tempo que quiser. Depois, é só passar por água num chuveiro, na praia ou em casa!

Ao regressar da praia é necessário não esquecer de cuidar bem do nosso corpo. Para manter o bronzeado, siga as minhas dicas.

Na alimentação, inclua frutas e legumes como a cenoura, batata doce, beterraba, brócolos e espinafre, por exemplo. Estes alimentos têm presente o betacaroteno, que prolonga o bronzeado, previne e retarda o envelhecimento da pele, protegendo-a dos efeitos nocivos dos radicais livres.

Para beber sugiro um Sumo Bronzeador.

O que precisa:

  • 2 laranjas
  • 1 pedaço de beterraba
  • 1 cenoura
  • 4 morangos
  • 1 litro de água.

Colocar todos os ingredientes num liquidificador e acrescentar mais água, se necessário.

Passemos aos pés, aquela parte do nosso corpo a que não damos a devida atenção. O que eu sugiro é muito fácil. Primeiro, deve limar os pés e, de seguida, colocar óleo de coco, calçando depois uma meia de algodão. Deixar atuar 20 minutos ou dormir com as meias calçadas. O resultado será maravilhoso e os vossos pés ficarão radiantes.

Para terminar, partilho convosco a minha mezinha para ajudar nos escaldões, onde o ingrediente a utilizar é a clara de ovo. Esta possui uma elevada concentração de vitaminas A e E, zinco e selénio, com propriedades antioxidantes que, por sua vez, ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Misture duas claras de ovo com a ajuda de um garfo e aplique nas zonas necessárias. Passe até quatro vezes e deixe ficar 30 minutos. Depois retire com água e aplique o seu hidratante corporal.

Um ótimo verão!

Izabel de Paula é a primeira Body Shaper Expert em Portugal. De Norte a Sul do país, o seu método é procurado por mulheres que querem melhorar os contornos do seu corpo e também a sua auto-estima.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda