Para algumas pessoas, roer as unhas é uma maneira de lidar com o stress, a ansiedade ou o tédio. Outras podem simplesmente roer por hábito, sem motivo aparente. Independentemente das razões, este comportamento, também conhecido como onicofagia, pode transformar-se num hábito compulsivo e acabar por prejudicar unhas e cutículas, além de aumentar o risco de infeções da pele.
Se o seu objetivo é deixar de roer as unhas, fique a conhecer 6 dicas que podem ajudar nesta mudança de comportamento:
1 - Manter as unhas curtas e bem arranjadas
Ter as unhas compridas e as pontas mal aparadas são uma tentação para roer. Por isso, manter as unhas curtas e bem arranjadas não só evita o hábito, como é uma motivação para continuar a vê-las bonitas.
2 - Encontre uma alternativa
Manter as mãos ocupadas com um objeto, como uma bolinha anti-stress, desenhar ou tricotar são formas de se distrair quando sentir vontade de roer as unhas.
3 - Usar um verniz amargo
Existem vernizes próprios para deixar de roer as unhas. Têm um gosto muito amargo e desagradável, que fazem com que a pessoa evite colocar os dedos na boca.
4 - Colocar unhas postiças ou de gel
Cobrir as unhas com unhas postiças ou em gel ajuda a diminuir o impulso de roê-las. Para não falar que esteticamente ficam perfeitas e isso também motiva a deixar de roer.
5 - Estabelecer metas e recompensas
Ao estabelecer metas realistas e reconhecer os seus progressos com uma recompensa, ajuda a manter a motivação e o compromisso com a mudança de hábito.
6 - Procurar ajuda de um profissional
Se sentir que precisa de um apoio adicional, considere procurar ajuda de um profissional de saúde. Estes podem oferecer estratégias diferentes e apoio personalizado para ajudar a superar o comportamento.
Comentários