Os estudos científicos sugerem que os seres humanos são capazes de reter o reconhecimento dos odores desde a infância. A ligação entre os humanos e os perfumes é forte, direta e emocional, e a capacidade da fragrância para alterar ou modificar o humor tem sido amplamente estudada. Precisamente por isso, o marketing olfativo é uma tendência: lojas, hotéis, instituições, trabalham o seu “perfume-identidade” para imortalizar na memória uma compra, uma viagem ou um simples encontro. Os estudos afirmam que os aromas podem efetivamente ser usados para melhorar a memória das marcas.

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A pirâmide olfativa do perfume

A maioria dos perfumes exibe uma pirâmide olfativa com três tipos de notas: as notas de topo (de saída ou de cabeça), médias (ou de coração) e de base (ou de fundo).

A nota de topo contém os componentes mais voláteis da fragrância e é responsável pelo seu cheiro inicial imediato. As notas de coração definem a família do perfume e surgem depois da evaporação das notas de topo. Os componentes mais pesados e menos voláteis compõem a nota de base, representando a substantividade e durabilidade do perfume. São as que mudam radicalmente de uma pessoa para outra e só se sentem meia hora depois da aplicação. Por isso, quando escolhemos um perfume, devemos aplicá-lo na pele e deixar passar algum tempo para podermos apreciar o desdobrar do aroma nas suas diferentes notas.

Tipos de perfume

O que diferencia cada uma das categorias de perfumes é a concentração da essência de perfume. A quantidade de essência diluída no álcool e na água impacta diretamente a intensidade e a duração da fragrância. O concentrado básico é uma mistura de matérias-primas puras (óleos essenciais, absolutos naturais e/ou materiais sintéticos). Esta mistura é diluída em álcool para facilitar a sua difusão. É tudo uma questão de concentração e, portanto, da diluição do perfume no álcool. Os perfumes não são todos iguais e estão disponíveis em várias concentrações.

Parfum

Também conhecido como “Extrato” ou simplesmente “Perfume”. São os perfumes com maior concentração de essência aromática, que pode ir de 20 a 40% da sua composição. Em média, o aroma destes perfumes perdura mais de 12 horas, com uma performance muito estável. São raros, caros e normalmente apenas o mercado de luxo apresenta estes produtos. Podem alterar-se mais rapidamente, por terem um menor teor alcoólico.

Eau de Parfum (EDP)

É um dos produtos mais vistos no mercado. É o segundo tipo de perfume com maior concentração de essência e, por isso, apresenta um aroma também intenso e duradouro. Pode ir de 12 a 20% de concentração. Têm uma longevidade entre as oito e as 10 horas.

Eau de Toilette (EDT)

A par das Eaux de Parfum, as Eaux de Toilette são as mais populares no mercado da perfumaria. A concentração pode ir de 7 a 12%. São opções mais leves e subtis, embora com performances igualmente interessantes. Duram de quatro a seis horas.

Água de Colónia / Eau de Cologne

São fragrâncias mais leves, geralmente frescas, sem nota de fundo, com baixa concentração: dos 2 a 5%. A fixação é baixa, mas pode ser a melhor opção para pessoas que não toleram aromas muito intensos.

As razões pelas quais o perfume não se mantém

Há uma série de razões pelas quais o perfume não se mantém. Tudo depende do tipo de pele, da área em que foi aplicado e do local onde se guarda. A pele é viva e tem uma acidez única. É por isso que um perfume não funciona da mesma forma em todas as peles. No entanto, é importante não confundir a ineficácia do perfume com o hábito de o cheirarmos. Quando usamos o mesmo perfume por longos períodos, deixamos de o sentir.

Como potenciar a fixação do perfume na pele?

  1. Aplicar logo após o banho, em pele seca e muito bem hidratadaMesmo que não se usem os cremes corporais da mesma gama do perfume, se hidratarmos a pele com um creme, leite ou óleo sem perfume, ele vai ajudar a fixar o aroma na pele. Apesar de podermos vaporizar o perfume na roupa, é essencial aplicar na pele diretamente para conseguirmos fixar melhor o aroma.
  2. Aplicar nas zonas quentes do corpoO perfume reage com o calor e, ao aplicarmos em determinadas zonas do nosso corpo, permitimos uma libertação ao longo do dia: pulsos, atrás das orelhas, nuca, parte interna dos cotovelos e atrás dos joelhos. Se quisermos potenciar ao máximo a zona dos pulsos, quente e exposta, podemos aplicar um bocadinho de vaselina antes da aplicação do perfume. A vaselina é oclusiva e retém mais facilmente o cheiro do perfume.
  3. Não friccionar os pulsos após a aplicação do perfumeEsfregar os pulsos altera a estrutura química do perfume e faz com que as notas de saída se libertem mais rapidamente do que aconteceria de outra forma. No caso de termos um perfume que não vem acondicionado em embalagem com vaporizador, é importante aplicá-lo muito suavemente.
  4. Vaporizar a escova do cabelo com o perfume e escovar o cabeloO cabelo tem a capacidade de reter os odores, está sempre em movimento, o couro cabeludo produz óleos e é quente. Nem todos os perfumes têm uma versão dedicada ao cabelo; apenas as gamas mais luxuosas o fazem. Posto isto, não devemos aplicar o perfume diretamente no cabelo, devido ao seu teor alcoólico, mas sim fazê-lo diretamente na escova e, depois, passá-la no cabelo, o que ajuda imenso a perfumá-lo em segurança. Ainda assim, devemos limitar esta dica para as ocasiões especiais, porque a exposição prolongada ao perfume pode fragilizar o cabelo.
  5. Vaporizar a roupaAs fibras têxteis têm a vantagem de reter odores e, consequentemente, o perfume. Cuidado, no entanto, para respeitar certas regras. Na verdade, nem todos os materiais têxteis retêm as notas aromáticas do perfume da mesma forma. Tecidos sintéticos, por exemplo, não são uma boa opção. Pelo contrário, tecidos de fibras naturais, como lã, algodão ou caxemira, irão sublimar o perfume. Tecidos frágeis, como a seda, e claros, devem ser preservados porque podem manchar.
  6. Completar com produtos da gama do perfumeOutra forma de maximizar a fragrância é comprar o creme ou leite de corpo, sabonete e outros produtos vendidos com ela. Muitas marcas oferecem produtos correspondentes para complementar os seus perfumes.
  7. Guardar o perfume num local seco, fresco e escuroA fragrância pode decompor-se com variações de temperatura, luz e humidade. Estes fatores afetam negativamente a longevidade do perfume e alteram a sua qualidade original. Os perfumes não devem ser guardados na casa de banho. Escolha uma gaveta fresca, longe da luz solar direta e de fontes de calor ou ares condicionados.
  8. Não agitar o frasco de perfumeAo agitarmos, podemos introduzir ar na fórmula, afetando a sua durabilidade.
  9. Escolha um perfume sólidoO perfume sólido, geralmente em forma de bálsamo ou creme, tem uma fórmula mais concentrada do que um perfume líquido, o que permite que dure muito mais tempo. Para aplicar, basta aquecer o produto (o aspeto lembra uma cera) com o dedo e aplicar diretamente na pele, massajando suavemente para que penetre bem. Esta é também uma opção mais sustentável. Além disso, é facilmente transportável e não corre o risco de incomodar as pessoas à sua volta durante um eventual retoque.

Perfume

Qualquer que seja a nossa opção, mais ou menos intensa, líquida ou sólida, os perfumes fazem parte de nós.

A sua história acompanha a da Humanidade e eles estabelecem uma conexão direta com a psique e com as emoções humanas. Embora a sua estrutura possa ser complexa, a fragrância é a experiência mais simples que podemos ter e uma das que tem maior impacto.

Desejo-vos Boas Festas e um Ano Novo esplendorosamente perfumado!

Farmacêutica de formação e especialista em Cosmética, Joana Nobre trabalha na Indústria Farmacêutica desde 2005. O rigor é a sua imagem de marca, algo bem patente nesta nova rubrica que criou para a Miranda, que incluirá sempre a versão áudio do texto e uma playlist de Spotify criada também por ela, alusiva com o tema.