Sem árvores, o planeta não consegue sobreviver: é um facto. Desde filtrarem o ar e o tornarem mais puro para que possamos respirar à promoção da biodiversidade, são inúmeras as razões pelas quais as árvores são essenciais à existência do planeta. A Rituals reconhece a sua importância e neste Dia da Terra anuncia o seu maior investimento para apoiar o seu futuro e bem-estar.
Ao longo deste ano, a Rituals irá plantar, proteger ou reabilitar 5 milhões de árvores a nível mundial por cada recarga vendida. Esta iniciativa veio reforçar os valores de responsabilidade ambiental da marca, que se tornou uma empresa certificada B Corp no início do ano, mantendo o seu compromisso de lutar por uma Beleza e bem-estar mais sustentáveis.
E porque esta é uma missão de todos, a Rituals está a encorajar os seus consumidores a juntarem-se ao movimento das recargas, oferecendo um desconto por cada recarga que comprem durante a Semana da Terra.
A Miranda esteve à conversa com Raymond Cloosterman, CEO da Rituals, sobre a marca e o seu compromisso em manter práticas sustentáveis e amigas do ambiente e, claro, sobre o futuro.
Quais os maiores desafios que enfrentam na procura de fórmulas de produtos cada vez mais amigas do ambiente?
Esforçamo-nos para estar sempre à procura de melhores opções sustentáveis e focados em usar ingredientes confiáveis e de alta qualidade. Na Rituals, tentamos gerir o que é o paradoxo entre criar produtos de Beleza de luxo, ao mesmo tempo que temos consciência do nosso planeta. Ou seja, que sejam o mais bonitos possível, com poucos materiais e recicláveis. Para conseguir isto, é preciso muito trabalho e inteligência para conseguir encontrar soluções sustentáveis, sem perder a identidade da marca. Estamos muito orgulhosos do nosso certificado B Corp, é a prova de que promovemos um futuro sustentável e honrados de participar num movimento global de organizações responsáveis com quem partilhamos objetivos.
Dito isto, adoramos um bom desafio e temos feito grandes progressos até agora. Por exemplo, 70% dos nossos produtos contêm mais de 90% de ingredientes de origem natural, o nosso objetivo é transformar 70% em 100% até 2023. Os nossos hidratantes e esfoliantes corporais, assim como a linha The Ritual of Ayurveda são compostas em mais de 90% de ingredientes de origem natural.
Recargas e materiais reciclados e recicláveis são algumas das medidas sustentáveis praticadas pela Rituals. Qual o próximo passo no que diz respeito à sustentabilidade das embalagens?
O nosso certificado B Corp é só o início, já que acreditamos que a sustentabilidade nunca é suficiente. É uma jornada contínua de melhoramento e, portanto, é importante trabalharmos constantemente em todos os aspectos. Um dos nossos pilares é fazer escolhas sustentáveis para nossas embalagens, gerindo os resíduos e controlando o consumo de água e energia em todas as nossas operações comerciais.
Quanto às embalagens, seguimos o princípio "reduzir, reutilizar e reciclar". No ano passado, introduzimos materiais reciclados para todos os nossos cremes corporais, esfoliantes e óleos de banho (exceto a The Ritual of Sakura) e, eventualmente, queremos trabalhar para chegar ao "sem desperdício" até 2025, tornando todos os nossos produtos recicláveis ou recarregáveis. Também estamos super orgulhosos dos nossos produtos com recarga que ajudam a reduzir a pegada de carbono.
Sentem que o consumidor está mais consciente e pele soluções mais sustentáveis? Ou parte das marcas estimularem esses gestos e pensamentos?
De facto, a sustentabilidade tornou-se um tema quente nos últimos anos e comprovamos que este desempenha um papel importante na tomada de decisões de nossos clientes. E na Rituals, ouvimos com atenção os pedidos e desejos destes, principalmente, sobre este assunto. Nem sempre é fácil para o cliente fazer a escolha certa e, é por isso, que escolhemos obter a certificação B Corp.
Fazer negócios responsáveis passa por tudo: a forma como cuidamos dos nossos funcionários, a maneira como as decisões são tomadas, como o meio ambiente é considerado no desenvolvimento de produtos e, claro, a forma como atendemos os nossos os clientes.
É importante incluir as comunidades locais nos projetos ambientais que realizam e porquê? E os consumidores?
Na verdade, acreditamos que isso é muito importante. A parceria que temos com a EARTHDAY.ORG e a ClimatePartner para cultivar manguezais na Índia e no Quénia, é exemplo disso. O foco é plantar, proteger e restaurar 5 milhões destas árvores até o final de 2022 nas regiões mencionadas, já que são espécies mais importantes para estes ecossistemas e são a primeira linha de defesa para áreas costeiras, tantas vezes afetadas por fenómenos naturais, como ciclones. Com estes projetos coletivos, estamos a apoiar as comunidades locais, assim como proteger os seus meios de subsistência.
Outra iniciativa da qual nos orgulhamos é a parceria com a Tiny Miracles. Desde a sua funadação em 2011, que trabalhamos com a Tiny Miracles para desenhar carteiras feitas por mulheres indianas em comunidades carenciadas. Esse projeto permitiu a estas mulheres terem um rendimento e ainda financiamos programas para desenvolver as suas competências. A missão é encontrar uma solução para acabar com a pobreza e inspirar outros a fazerem o mesmo. Com sua abordagem holística, pretende-se melhorar o bem-estar das pessoas e criar uma vida melhor para as próximas gerações.
Comentários