Toby O'Rorke, arquitecto principal do atelier Messana O'Rorke, fundado há 22 anos em Nova Iorque, conheceu os fundadores da Malin + Goetz, Matthew Malin e Andrew Goetz - os dois mentores da marca americana, e que tivemos a oportunidade de experimentar recentemente em Los Angeles - num passeio pelas ruas do bairro Nolita (NI) e desde aí já projectou, com o colega e co-fundador Brian Messana, cinco lojas em Los Angeles e Nova Iorque para a conhecida assinatura de cuidados para a pele e cabelo.

Espaços de Beleza: a loja da Malin + Goetz em Nolita, Nova Iorque, é uma tara!
Eric Laignel

Esta, que aqui destacamos, pelos seus interiores pop, está alojada num edifício do século XIX, o que inspirou a equipa de arquitectos a desenvolver um design em que o produto é o foco, exposto nas muitas prateleiras resgatadas do passado.

Localizada num bairro pequeno de Nova Iorque (Nolita) mas conhecido pela sua dinâmica e estilo tão especiais, a fachada minúscula da loja escondia uma área generosa, em comprimento, onde sobressaiam os longos balcões e as prateleiras de madeira, outrora cheias de mercadorias exóticas oriundas de todo o mundo, reminiscências da típica loja de bairro do século XIX.

Espaços de Beleza: a loja da Malin + Goetz em Nolita, Nova Iorque, é uma tara!
Eric Laignel

O objectivo dos arquitectos foi, por isso, aproveitar a história do espaço - tipicamente uma loja de comércio local, no conhecido bairro de imigrantes italianos, com estantes a cobrir as suas paredes e balcões de mármore - e projectar este espaço como uma "experiência de boticário do século XXI".

"Queríamos criar um caleidoscópio de formas contrastantes simples", revelam no seu site. Os balões de mármore branco, estreitos e longos, harmonizam com os armários de madeira escurecida e o piso de granito preto, bem como com a parede de cubos de alumínio onde os produtos da M+G podem ser organizados em categorias, ou outra qualquer combinação de apresentação.

Espaços de Beleza: a loja da Malin + Goetz em Nolita, Nova Iorque, é uma tara!
Eric Laignel

As paredes e o tecto foram pintados de preto para dar volume, destacando os produto e as suas embalagens multi-coloridas. O tecto flutuante, pintado de preto com acabamento alto brilho, aumenta a ilusão de espaço e esconde a toda a parafernália de fios e a iluminação necessários. O olhar é atraído para a parte de trás do espaço, onde a parede de pequenos cubos de alumínio exibe um universo de velas guardadas nas suas caixas coloridas.

Espaços de Beleza: a loja da Malin + Goetz em Nolita, Nova Iorque, é uma tara!
Eric Laignel

O contraste entre o preto e o branco é reforçado por manchas de luz intensa, pelas formas metálicas prateadas e as superfícies pretas brilhantes, de efeito espelho, em contraste com a camada preta do espaço.

Morada: 235 Elizabeth Street, Nova Iorque,

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram