Quase a completar 150 anos de vida, Shiseido abriu ‘Shiseido The Store’ em Ginza, desenhada em colaboração com o atelier japonês Nendo. A flagship foi pensada e projectada ao pormenor, a equipa do Nendo soube ler e ali reflectir, ao detalhe, a linguagem depurada e sensual da marca, fazendo-lhe toda a justiça.
A loja, que se desdobra em quatro pisos, oferece de tudo um pouco, desde estúdios de fotografia a salão de cabeleireiro e espaço de makeup, bar-restaurante onde se servem refeições com ingredientes rigorosamente seleccionados e área consagrada para eventos, entre eles beauty conferences.
"O projecto de renovação da loja flagship da Shiseido, a maior empresa de cosméticos do Japão, começou em 1872 como a primeira farmácia de estilo ocidental do Japão em Ginza, Tóquio.
Shiseido The Store tem quatro andares, cada um servindo várias funções e serviços. Os cosméticos são vendidos no piso térreo - aqui encontramos sobretudo os produtos destinados a turistas internacionais -, e ainda no primeiro andar, onde também se incluiu um espaço destinado aos cuidados com a pele.
Nos andares superiores ficaram alojados um estúdio de fotografia e um salão de cabeleireiro e ainda um espaço para maquilhagem bem como a cafetaria, um espaço para eventos e as cabines privadas para consultas de beleza.
O conceito do design interior partiu de um princípio, segundo Nendo: o de estabelecer um diálogo íntimo entre os interiores e a maquilhagem, fazendo este cruzamento com uma escolha criteriosa dos materiais e elementos de construção - ao preparar uma parede ou piso, primeiro aplica-se uma sub-capa, depois as camadas de tinta ou polimento e, finalmente, um acabamento de protecção. Segundo o atelier, a maquilhagem segue uma ordem similar.
"Primeiro aplicamos o cuidado de dia ou de noite, depois o primer e a base, depois damos uns toques de cor, com a aplicação do batom ou da sombra de olhos".
Estas semelhanças no processo inspiraram o conceito de renovação do espaço para aplicar makeup no interior da loja usando produtos da Shiseido e materiais relacionados.
Papel feito de discos de algodão foi usado nas paredes, e quando iluminado por baixo, emite um brilho suave.
O óleo de camélia - um ingrediente essencial da Shiseido, especialmente nos produtos para os cabelos - foi aplicado na madeira natural, não processada, para dar um belo acabamento envelhecido à medida que o tempo passa.
A sombra de olhos foi aplicada nas paredes com pincéis de maquilhagem para dar um acabamento de mármore, e o verniz de unhas foi misturado na tinta usada para os elementos do tecto, imprimindo um brilho subtil que capta a luz em movimento, ao longo dia. Toques ocultos como estes têm as suas raízes no conceito de beleza japonês e são uma expressão muito bem conseguida da perspectiva da marca.
O motivo do design derivada de uma silhueta da flor da camélia, ícone da Shiseido desde 1915
Várias formas e padrões, cada um inspirado nas técnicas do artesanato tradicional japonês, podem ser encontrados em todo o espaço: estes aparecem na forma de colunas, lembrando secções de bambu; como recortes no estilo do papel kiri-e; em padrões tecidos que se assemelham a cestas tradicionais; modelado como o tradicional papier-maché hariko.
As cortinas, de corda, têm um nó decorativo tradicional chamado awajimusubi, que foi atado em pontos específicos para formar o contorno de uma flor de camélia quando observado de longe.
O nó awajimusubi é um símbolo tradicional japonês que representa um vínculo e ligação duradouros, reflectindo o desejo da Shiseido de construir um relacionamento duradouro com os seus clientes.
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