No universo dos cuidados de pele anti-idade, há uma tendência que está a dar que falar: o retinol, um potente ativo derivado da vitamina A. Se em tempos podia gerar problemas de irritabilidade, agora, devido à evolução tecnológica, tem sido possível colmatar estas questões, estando a tornar-se num dos ingredientes favoritos no combate ao envelhecimento cutâneo.
A mesoestetic®, laboratório farmacêutico espanhol de referência mundial, acaba de lançar no mercado uma novidade que tem o retinol como ingrediente-estrela: skinretin® 0,3% é uma solução intensiva e regeneradora, que promete tratar todos os sinais de envelhecimento e de qualquer grau: manchas, falta de luminosidade, rugas dinâmicas e linhas de expressão, e perda de densidade e elasticidade na pele. skinretin® 0,3% e, a sua combinação de ativos permite um resultado anti envelhecimento visível sem prejudicar a tolerância da fórmula.
Para além de 0,3% de retinol puro, podemos encontrar na fórmula 0,7% de bakuchiol. Os efeitos do retinol são potenciados quando combinado com o bakuchiol, um ativo natural de origem vegetal, que se instalou como uma alternativa ao retinol, devido aos seus benefícios semelhantes, mas com a vantagem de ser adequado a peles sensíveis, que possam desenvolver irritação ou apresentarem tolerância a retinóides. Por fim, skinretin® 0,3% apresenta ainda outros ativos, como um complexo probiótico (revitaliza a pele, equilibra e protege a microbiota cutânea), a centelha asiática (efeito reparador) e a ectoína (reforça a função barreira).
Por ser um ativo bastante potente e por ser sensível à luz, o retinol deve ser usado no ritual de noite e de forma adequada. Arantza Azparren, responsável de Formação da mesoestetic®, dá alguns conselhos-chave:
- Nunca usou retinol? Comece por introduzi-lo na sua rotina facial em dias alternados, durante as primeiras semanas.
- No caso de começar a utilizar retinol, recomenda-se uma fórmula de baixa percentagem (de 0,1% a 0,3%) e aplicar uma quantidade pequena uma ou duas vezes por semana, aumentando de forma gradual.
- Antes de usar o produto com retinol pode utilizar previamente um sérum hidratante e reparador para prevenir a irritação e manter a hidratação.
- Durante o processo de retinização da pele, podem aparecer alguns efeitos secundários — como irritação leve, secura ou descamação — que são normais.
- As pessoas com peles finas e sensíveis devem ser especialmente cautelosas com o uso do retinol.
- Pode-se combinar a sua utilização com produtos calmantes e/ou para peles sensíveis,
- De manhã pode utilizar um produto com vitamina C para potenciar e aportar luminosidade à pele.
- Aplique protetor solar todos os dias, porque o retinol faz com que a pele seja particularmente vulnerável aos raios.
skinretin® 0,3% pode ser adquirido no site da mesoestetic® e em centros médico-estéticos e estéticos selecionados. Encontre aqui onde está localizado o centro mais perto de si.
Comentários