A Foreo, a conhecida marca de Skintech já nos habituou a inúmeros avanços com os seus beauty-gadgets dedicados à limpeza e tratamento de pele (e até dos dentes!) mas, o que a maioria das pessoas não sabe é que a empresa sueca tem inclusivé uma equipa de especialistas dedicados apenas a encontrar e interpretar tendências no universo da cosmética e, depois, idealizar avanços e produtos com base nelas. O melhor de tudo? A Foreo partilha toda esta informação com o mercado. Preparados para tomar notas?

1) N-Beauty - a beleza que vem... dos países Nórdicos

Temos a certeza que ainda não vimos tudo no que respeita à K-Beauty, C-Beauty e J-Beauty mas... estes que se ponham a pau pois vem aí a Nordic-Beauty, directamente da pátria da Foreo. De todas as tendências esperadas, esta vai ser uma das mais fáceis de adoptar, na esperança de obtermos aquele skandi-glow tão wow: rotinas simples, menos produtos, numa espécie de "dieta de skincare" ou skincare "minimalista" que ganha tracção depois de um certo cansaço instalado pelas rotinas de 10 passos (zzzz...). Alguns dermatologistas estão também a defender a ideia de que se deve reduzir o número de produtos usados por dia para prevenir a sensibilização da pele e isto vem ao encontro do conceito pilar da N-Beauty que é o da preparação da pele para aumentar a eficácia dos produtos que se aplicam de seguida, sendo estes de fórmulas mais simples com ingredientes naturais e ricos em nutrientes.

A N-Beauty veio para conquistar A N-Beauty veio para conquistar

2) Limpeza termo-facial - o calor ao serviço da pele

Os experts Foreo dizem que esta tendência vem secundar na perfeição a primeira, a da N-Beauty. Depois do primeiro dispositivo de limpeza facial, lançado em 2013 pela Foreo, a marca prepara-se para introduzir mais inovações que vão ao encontro da tecnologia "hot" que vai inundar o mercado. Os dispositivos de limpeza termo-facial vão criar as condições ideais de limpeza, difíceis de se conseguir manualmente: o calor ajuda a "derreter" as impurezas alojadas na pele ao mesmo tempo que liberta o sebo acumulado nos poros e "expulsa" a sujidade, óleo e partículas poluentes. Aqui na Miranda, estamos muito curiosas para ver o que aí vem...

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3) CBD-Beauty - da canábis... com amor

Depois da ciência ter conseguido isolar do cânhamo, o CBD ou canabidiol (um extrato não tóxico extraído da planta do cânhamo), o mundo saudou o novo ingrediente que pode ser usado em múltiplas vertentes onde o bem-estar, incluindo o da pele, também está contemplado. Apesar da nuvem de controvérsia, as opiniões favoráveis não param de surgir: Lisa Payne, editora de Beleza Senior nos Global Trend Hunters, Stylus, diz que: "este superingrediente pode ser usado para controlar a dor ou estimular, pode acalmar ou excitar, hidratar e nutrir. Não existem mesmo outros ingredientes que possam genuinamente oferecer tais equilíbrios internos e externos" conclui. Em 2020 espera-se que este ingrediente inunde a cosmética e que atinja25 mil milhões de euros em 2029. Já estamos tontas, só de pensar.

Foreo trends CBD

4) Skincare controlada através de... apps

Já todos sabemos que a pele é o nosso maior orgão e, por isso, não nos admiramos com os esforços da indústria em conseguir que possamos cuidar dele da melhor forma. Enter, a tecnologia e as apps ao serviço da Beleza. Com os dispositivos app-controlados como os dispositivos smart para máscaras UFO ou o Luna Mini 3, nunca foi tão fácil ter experiências high-tech e de luxo, no conforto das nossas casas... de banho. A personalização, que é uma tendência que já vem em crescendo nos últimos anos, faz aqui um match perfeito com estes dispositivos pois, através de uma app dedicada, conseguimos diagnosticar e personalizar o nosso ritual de beleza.

Foreo app

5) Olá esqualeno! O ingrediente antipoluição

No meio daquilo que é a selva dos ingredientes dos produtos cosméticos, existe um ao qual precisa de estar especialmente atento em 2020: o esqualeno. Se a sua preocupação for o stresse provocado na pele pela poluição, então não vá mais longe. Este componente é simplesmente um esqualeno hidrogenado, um sebo produzido naturalmente pela pele e que já começou a aparecer numa série de produtos como o Sérum, Sérum, Sérum, graças à capacidade de fornecer uma hidratação leve mas poderosa e de proteger a pele dos radicais livres. Tradicionalmente era obtido a partir do óleo de fígado de tubarão mas atualmente provém de fontes mais sustentáveis como azeitonas ou farelo de arroz para usos cosméticos.

foreo serum serum serum

6) Skincare ASMR.. quê? Chegue aqui o ouvido que explicamos melhor

A Foreo declara oficialmente 2020 como o ano em que será feita a otimização do seu skincare através do ASMR, através da mais profunda e relaxante estimulação mental. Muitos psicólogos afirmam que a ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response =resposta sensorial autónoma do meridiano) provoca uma sensação calmante no cérebro além de sensações agradáveis de formigueiro na coluna e no couro cabeludo, como as que se sente quando ouvimos certos sons. À medida que este fenómeno se tornou cada vez mais mainstream (se nunca tinha ouvido falar, faça uma pesquisa no Youtube e surpreenda-se) surgiram iniciativas como as "histórias antes de ir dormir" dos Moxy Hotels e artistas como Billie Eilish a serem consideradas ícones de ASMR. Neste estranho e maravilhoso mundo em que vivemos, a tendência é a das "normalizing experiences", com um enfoque particular nas rotinas de skincare. Youtubers como a ASMR-star Karuna Satori percorreram o seu caminho de ASMR skincare através da descoberta do efeito de euforia que as pulsações T-Sonic, patenteadas por Foreo provocam na mente, tal como na pele.

foreo ASMR
Karuna Satori - uma Youtube Star de ASMR

7) Skin Fitness - ginásio para a pele

E quando achávamos que a coisa não podia ficar mais geeky, eis que surgem as microcorrentes faciais. É verdade. Celebs como Kim Kardashian e J-Lo juram que estes estímulos ajudam a pele a atingir "picos" de fitness, como se fossem treinos para o rosto. O resultado? Uma aparência mais firme e jovem, claro. Enquanto que numa ida a um centro de estética ou spa, este tipo de tratamento pode custar entre €200 e €450, os atuais desenvolvimentos em skintech parecem estar a indicar que, em 2020 vamos poder ter em casa dispositivos com microcorrentes com rotinas personalizadas controladas por app (claro!).