Muitas vezes confuso e díficil de perceber, está comprovado que o autoexame é uma das melhores formas de detetar o cancro da mama atempadamente. Este vídeo de apenas dois minutos, criado pela jornalista Mona Chalabi (que tem The Guardian US, BBC, National Geographic, entre outas publicações no currículo) e pela realizadora Mae Ryan (detentora de uma série de prémios internacionais), promete dissipar todas as dúvidas.

Touch Your Tits, em português: "Toca Nas Tuas Mamas", é o nome do vídeo que, apesar de se assemelhar a um tutorial, também capta a beleza do processo. Advogando uma série de mensagens como: "quanto melhor conheceres as tuas mamas, mais facilmente vais perceber se alguma coisa estiver diferente", ou outras mais directas ao assunto como "sente...à volta e à volta como se estivesses a lavar uma janela".

Quando fazer o autoexame da mama

  • A partir dos 20 anos, o autoexame da mama deve ser feito uma vez por mês.
  • A melhor altura para o fazer é depois do período menstrual (do terceiro ao quinto dia após a menstruação).
  • No caso das mulheres que já não são menstruadas, estas devem escolher uma data fixa do mês para fazer o autoexame - e facilitar as comparações.

Em entrevista à Elle britânica, Chalabi explica que o vídeo foi feito para "garantir que as pessoas se lembram de, além de ir ao médico, tocar nas mamas com regularidade". O tema é particularmente especial para a jornalista, que descobriu um nódulo no peito no ano passado."Encontrei-o porque fiz um autoexame pela primeira vez, de outro modo não o teria descoberto até ao meu check up anual. Fiz uma biopsia e tudo ficou bem, mas o sentimento que somos frágeis ficou comigo. Decidimos fazer isto quando estávamos numa viagem em Itália juntas - vimos os vídeos péssimos de autoexame que existiam e decidimos que conseguiamos fazer melhor", conta à mesma publicação.

Veja o vídeo completo, aqui.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.