Foi em 2012 que Brandon Truaxe fundou a Deciem, empresa-mãe de marcas de cosmética como a The Ordinary e a Abnomaly, nomes que viriam a fazer parte das nossas rotinas de beleza e a ser adorados por celebridades como Kim Kardashian.

Liderada pelo seu excêntrico fundador, a Deciem foi crescendo a uma velocidade impressionante até surgirem, em Janeiro de 2018, os primeiros sinais de que nem tudo estava bem com a empresa e, em particular, com o seu criador. Desde mensagens passivo-agressivas direccionadas a outras marcas a vídeos que apontavam para uma enorme instabilidade mental por parte de Truaxe, a página do Instagram da Deciem foi dominada por conteúdo criado pessoalmente pelo fundador e que nada tinha a ver com aquilo que é expectável de uma empresa como a sua.

O escândalo Deciem: como as redes sociais anunciaram a queda do gigante da beleza
O escândalo Deciem: como as redes sociais anunciaram a queda do gigante da beleza
Ver artigo

Toda a polémica levou ao despedimento de Brandon em Outubro do ano passado, removendo-o de toda e qualquer actividade relacionada com a Deciem. Depois de perder acesso às redes sociais da empresa, Truaxe passou a partilhar o mesmo tipo de conteúdo perturbador numa página de Instagram pessoal. Em Dezembro do mesmo ano, Brandon teria sido hospitalizado devido a problemas de saúde mental, e admitiu consumir vários tipos de drogas.

A morte de Brandon Truaxe, de 40 anos, foi anunciada no dia 21 de Janeiro, e segundo o National Post canadense, o empresário "caiu de um prédio perto da baixa de Toronto". Riyadh Sweedan, empregado da Deciem que tinha namorado com Truaxe, disse ao jornal "eu não acredito que ele tenha saltado. Acho que caiu". A polícia ainda não confirmou nada sobre o acidente, mas já informaram a comunicação social de que não encontraram nenhum indício de actividade criminal.

Embora Truaxe tenha sido forçado a sair da sua própria empresa, o staff da Deciem recorda o fundador com carinho. Nicola Kilner, a nova CEO, escreveu num email "Todos os escritórios, armazéns, fábricas e lojas, fechem hoje por favor, e tirem este tempo para chorar com tristeza, sorrir pelos bons tempos que tivemos, e reflectir no que o seu génio construiu".

No instagram, a empresa partilhou a seguinte mensagem: