Faz hoje 23 anos de que foi para o ar o primeiro episódio da novela brasileira, "O Clone". Criação de Glória Pires e produção da Globo, que viria a tornar-se um fenómeno, não apenas no Brasil, como por todo o mundo. Chegou a Portugal em 2002 e já foi reproduzida em mais de 100 países.

A Beleza de 15 atrizes brasileiras que marcaram as novelas (e como estão agora)
A Beleza de 15 atrizes brasileiras que marcaram as novelas (e como estão agora)
Ver artigo

Dividida entre o Brasil e Marrocos, "O Clone" conta a história de amor de Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benicio) proibida pelo tio da mesma, uma vez que esta teria se seguir as tradições muçulmanas e casa com um marido já prometido. Vinte anos depois, os dois voltam a reencontrar-se e a reatar o antigo amor. É aqui que entra Léo, que se apaixona por Jade, e que de descobre então que se trata de um clone de Diogo, o irmão gémeo de Lucas falecido num acidente de helicóptero há 20 anos.

A novela foi um verdadeiro sucesso, não apenas pela história, como pela introdução da cultura muçulmana. Jade é uma das personagens mais marcantes das novelas e ainda hoje a sua maquilhagem é inspiração - um eyeliner preto duplo tendência há pouco tempo -, assim como as suas jóias estilo árabe. Maquilhagem também usada por outras atrizes que protagonizavam personagens marroquinas. A dança do ventre também ficou famosa após a transmissão da novela.

A Miranda fez uma viagem pelo tempo, relembra algumas das personagens principais d'"O Clone" e e mostra-lhe como estão hoje. Lembra-se desta novela?

Percorra a galeria a veja como estão hoje os atores e atrizes que marcaram "O Clone":