Um perfume é basicamente um composto de aromas (óleos essenciais e aromas sintéticos), diluídos em álcool e água e em função da quantidade de concentrado da sua fórmula ganham diferentes nomes. A intensidade e tenacidade variam, por essa razão, em função da composição e concentração, entre 1 e 40%.

Parfum ou Extraît

O mais poderoso em termos de concentração que pode chegar aos 40%, embora a mais comum ande à volta dos 20%. Por esta razão, é o tipo de perfume mais caro, sendo comercializado habitualmente em pequenas quantidades. São geralmente composições intensas, marcantes e com uma longa duração, por terem uma excelente tenacidade.

Esprit de Parfum (EsDP)

É um tipo de perfume menos comum e como tudo na vida, é de modas ou tendências. Ficou famoso nos anos oitenta quando a Christian Dior lançou nesta versão o incontornável Poison. A sua concentração varia entre 15% e 30%. De estrutura forte, é um perfume com uma tenacidade vincada e, por essa razão, com uma boa duração e presença notada.

Eau de Parfum (EdP)

É bastante popular actualmente e, em muitos casos, a máxima concentração que encontramos de alguns perfumes. A sua concentração varia entre 10% e 20%, embora a mais frequente ande à volta dos 15%, variando de perfume para perfume consoante a tenacidade da composição.

Eau de Toilette (EdT)

Esta é a mais comum forma de apresentação de um perfume. A sua concentração varia entre 5% e 15% com a média e mais habitual a rondar os 10%. Muitos perfumes começam por aqui com um preço mais acessível e em função do sucesso comercial podem evoluir para versões com maior concentração. O mesmo de passa com perfumes que têm maior concentração em sentido inverso que ao lançarem versões EdT permitem o acesso a um perfume mais barato, com proximidade a um Eau de Parfum.

Provavelmente já terá reparado que também nestas versões o spray é mais “generoso”, libertando mais perfume em cada aspersão. Um truque utilizado para se gastar mais rapidamente e assim voltar a comprar. Será que não é preferível na próxima vez comprar a versão Eau de Parfum?

Eau de Cologne (EdC)

Criado por Jean Maria Farina, em 1709, na cidade de Colónia, Alemanha, rapidamente se tornou muito popular e bastante copiado. A Roger et Gallet tem uma versão actualizada mais bastante verdadeira da fórmula original, embora existam outras excelentes alternativas. A Eau de Cologne é um perfume fresco e cítrico em que se destacam a bergamota, limão, laranja, tangerina acompanhadas por lavanda, rosmaninho, estragão, uma nota floral de rosa, jasmim, e violeta subtil e, ainda, almíscar e madeiras. Continua a ser um must have sobretudo para o verão.

O sucesso foi tal que por toda a Europa surgiram variações inspiradas na fórmula original e no século XIX os grandes produtores europeus tornaram esta composição globalmente famosa , lançando igualmente versões com maior concentração e tenacidade, já que na versão original a preponderância das notas de topo lhe davam uma grande volatilidade e pouca tenacidade.

A sua concentração varia entre 3% e 8%.

Eau Fraîche ou Parfumée 

Com uma concentração entre 3 e 5% distingue-se por não utilizar o álcool como solvente, sendo este substituído por água e a aspersão através de aerossol. De todos os tipos de perfume é o único recomendado para ser usado numa ida à praia ou em caso de exposição solar. Todos os outros podem provocar alergias ou manchas na pele, no contacto com o sol.

Splash

Por fim, o tipo de perfume com menor concentração, entre 1% e 3%, geralmente comercializado em grandes frascos, sem spray, para ser usado abusivamente. Tem uma enorme volatilidade e muito pouca tenacidade. Não mais dos que 20, 30 minutos. É um banho de frescura momentânea e o perfume que muitas mães colocam nos seus filhos a seguir ao banho diário.

Pessoalmente, gosto de perfumes com maior concentração, tendencialmente com mais história e com uma representação olfactiva mais evidente. Mas bom, gostos não se discutem. Espero que após a leitura deste texto, possa fazer uma escolha mais consciente e ficar a saber que independentemente da água e álcool que se encontram no perfume, a magia está na fórmula reproduzida numa determinada concentração. A viagem começa aí.

É um apaixonado por aromas e perfumes. Formado em Composição de Perfumes na Cinquième Sens, em Paris, membro da Société Française des Parfumeurs e júri do Prémio Máxima de Beleza, Lourenço Lucena cria perfumes e organiza formações e eventos, em torno deste universo mágico. Adoramos fazer com ele esta viagem olfactiva.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.