Nascida em São Paulo, no Brasil, a 13 de Setembro de 1927, é um ícone da televisão brasileira — e para aqueles que não dão logo de caras com o seu nome, rapidamente uma foto sua faz soar um “Ah, claro que conheço, quem é que não conhece?”.

Após nove décadas de vida, Laura Cardoso tem vitalidade para dar e vender e acredita que “a velhice está na cabeça”. Quando, em entrevistas, o assunto tomba para a aparência exterior, a atriz não perde tempo em dizer, com destreza, que não se envergonha dos traços que a vida foi desenhando no seu rosto: “Não tenho problema algum com minhas rugas. Meu rosto reflete a minha vida, a minha alma, o que amei, o que sofri... Eu me gosto assim”, contou ao jornal brasileiro 'Extra'.

Carolina Dieckmann: 42 anos de uma Beleza e forma física invejáveis
Carolina Dieckmann: 42 anos de uma Beleza e forma física invejáveis
Ver artigo

É uma mulher de atitude, com uma personalidade forte e uma mentalidade que não estagnou. Essa é a Beleza que gosta de ver estampada quando reparam em si: “Prefiro que enxerguem minha Beleza interior”, disse ao mesmo jornal. Ainda assim, Laura usa mas não abusa da maquilhagem. Noutros tempo arriscava num cat eye e num penteado retro-chic, chamando também a atenção pelas sobrancelhas finas e arqueadas.

Agora, tem uma maior preferência pela pálpebra pintada na totalidade, com sombras mais escuras ou em tons rosados, além de um eyeliner e um lápis preto. É assim que a atriz aparece maioritariamente em público. As sobrancelhas surgem também mais fortes e carregadas. Quanto à rotina de cuidados, Laura revelou à revista brasileira 'Quem' que faz sempre limpeza de pele e usa “creminhos”, mas botox e plásticas nem vê-los. “Nunca quis ser bonitinha. Sempre quis ser a melhor no meu trabalho. Até porque acho que todo mundo tem a sua beleza. Feio é não ter saúde, não ter uma vida que você ama, é você não ter quem você quer, não dormir com quem você quer… Eu não sou bonitinha. E não estou nem aí! Mas amo a cara que tenho. Tenho os olhos expressivos”, acrescentou. Dito isto, o que mais importa afinal?

Para chegar aos 78 anos de carreira, que só deixam de acumular quando a atriz quiser, foi percorrido um longo caminho que começou quando esta tinha 15 anos. A postura destemida e audaz foi-se manifestando quando Laura ainda nem sabia o que estava à sua espera. Contrariou os preconceitos da época relativamente às atrizes, que eram consideradas levianas, e iniciou-se na rádio-novela.

Aos 25 anos, saltou da rádio para a televisão, estreando-se no programa “Tribunal do Coração”, onde fez o primeiro teleteatro. Desde então, não desaparece dos pequenos ecrãs. “A minha vida é representar. Sou arrojada, corajosa, lutadora. Eu lutei pela minha carreira”, confessou na entrevista ao 'Extra'.

Uma rápida pesquisa no Google faz qualquer um perder a conta à quantidade de participações em programas, e aos prémios que Laura Cardoso recebeu. Em 2006 ganhou, inclusive, a Ordem do Mérito Cultural, concedida a personalidades e instituições que se destacam pela sua contribuição para a cultura brasileira.

7 mulheres incríveis com mais de 70 anos que vai querer seguir no Instagram
7 mulheres incríveis com mais de 70 anos que vai querer seguir no Instagram
Ver artigo

“Chocolate com Pimenta” (2003), “Gabriela” (2012), “Flôr do Caribe” (2013), “Sol Nascente” (2016), “O outro lado do paraíso” (2017) e “A Dona do Pedaço” (2019), são apenas algumas das novelas exibidas em Portugal que nos ficaram na memória, cujas personagens nos suscitavam quer adoração, quer desdém. A costela lusitana da atriz, filha de imigrantes portugueses, permitiu que em novelas como “Os Apóstolos de Judas” (da emissora Tupi, 1976) e “Livre para Voar” (da TV Globo, 1984), duvidássemos do seu país de origem pela exactidão com que interpretou papeis com sotaque português. É esta flexibilidade que faz de si uma das melhores atrizes brasileiras.

“A paixão por representar e por descobrir novas personagens me motiva a levantar da cama todos os dias. Sempre tem mais um personagem para descobrir e quem eu gostaria de interpretar”, disse à revista 'Quem'. E há, também, sempre mais uma personagem que nós gostaríamos de ver interpretada por Laura Cardoso.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda