Ligamo-nos através do Zoom, que é como têm sido feitas as entrevistas em tempos pandémicos. Sara Matos estava bem disposta, como sempre, a sorrir do outro lado do ecrã, em frente a um imenso quadro colorido com a imagem do cineasta Woody Allen.
Apesar dos 31 anos, Sara está no mundo das artes cénicas desde os 10. Morangos com Açúcar foi a sua primeira experiência em televisão e desde então vem a acumular alguns êxitos, seja com o filme O Pátio das Cantigas ou com a peça de teatro Closer, de Patrick Marber, e até mais recentemente no papel de Elsa Santinho, na novela Terra Brava da SIC.
Mas a conversa era para conhecer um pouco mais sobre a atriz lisboeta fora dos palcos ou do grande ecrã. Para quem acompanha a Sara através das redes sociais, é fácil de perceber que ela se alimenta bem e pratica exercícios físicos regularmente. “Vou todos os dias ao ginásio”, afirma, mesmo em dias muito atarefados, ela tenta se movimentar por, ao menos, 40 minutos. Só não cumpre essa rotina se estiver em gravações — o que é mais do que compreensível, já que alguns dias podem se prolongar por doze horas. “Para mim, basta fazer alguns alongamentos para exercitar o corpo e a mente, e para respirar melhor.”
Esse mesmo mindset tranquilo e prático está na sua rotina de beleza. “Beber muita água e tentar dormir o máximo de horas que conseguir”, diz. E não duvidamos. Tem algo na forma de falar doce e gesticular pontual em Sara que exala paz. Não dá para imaginar ali uma aficionada do skincare com 17 (ou mais) etapas de cuidados para a pele. “Mas removo sempre muito bem a maquilhagem do rosto”, acrescenta. Bingo! Está aí uma base essencial para uma tez bem cuidada — e que muitas pessoas cometem deslizes.
Não adianta nada usar mil cremes e não ter em atenção o básico: é preciso limpar muito bem a pele e hidratá-la, ponto final. Do que adianta pôr camada por cima de camada de tratamento numa pele com sujidade? E hidratação com creme é bom, claro, mas também se faz de dentro para fora, portanto é preciso beber água.
E se não achar graça à água mineral, pode beber água de coco. “Aprendi no Brasil a beber água de coco todos os dias, e também a usar muito filtro solar”, partilha Sara. Duas práticas comuns da vida tropical, que adotou após uns dias no Rio de Janeiro. O universo da praia parece ser uma constante na vida da atriz, que é fã de Maria Gadú e Tim Maia. Como cuidar da pele depois do sol? “Hidrato com um creme de corpo com aroma de coco ou que seja alusivo à praia, e para mim está perfeito”, confessa.
Para quem escolhe aroma de maneira emocional, perguntei-me como seria a relação de Sara com fragrâncias. Para a minha surpresa, ela não usa perfume todos os dias. “Adoro o cheiro natural da pele”, diz-me com um sorriso que faz brilhar os olhos. Tenho pena de estarmos à distância, porque imagino que, para quem não costuma mudar de perfume com frequência, e por vezes opta até por nem aplicá-lo, deve mesmo cheirar bem naturalmente.
Como ainda não conseguimos replicar este cheiro, podemos pelo menos imaginar como é o perfume de seleção da Sara. A atriz é a nova embaixadora d’O Boticário. “As fragrâncias da marca inspiram-me a cuidar mais de mim”, declarou.
Sara é o rosto do Lily Eau de Parfum em Portugal, um perfume floral. A fragrância foi criada pela marca brasileira em 2017, por Verônica Casanova e Yves Cassar — Cassar está por trás de grandes sucessos no mercado internacional, como Eternity Love da Calvin Klein, Cashmere Essence da Donna Karan e Intuition for Men da Estée Lauder. As notas de topo do Lily são damasco, pêra, pêssego, tangerina e pimenta rosa; as notas de coração são lírio, jasmim, gardênia, osmanthus, violeta, narciso, íris e rosa, um verdadeiro bouquet de flores; e as notas de fundo são quentes, como o âmbar, sândalo, almíscar, baunilha, vetiver, patchouli e musgo. Frutas, muitas flores e calor, parece-me combinar muito bem com a Sara.
Comentários