Se o cabelo é a moldura do rosto, então as sobrancelhas são a moldura do olhar. Têm um papel fundamental nas nossas expressões faciais, garantindo simetria e harmonia ao rosto, para além de que protegem os olhos contra as agressões externas como o suor ou outras impurezas. A perda de pêlo na sobrancelha, não só é um problema que afeta a nossa aparência física e estética, como afeta a nossa auto-estima e confiança.

Dr. Henrique Machado, referência nacional na Medicina Estética e Capilar, contou à Miranda que a perda de sobrancelhas tornou-se um problema comum, não só em mulheres, mas também em homens, que acabam por procurar o transplante como forma de solucionar o problema.

Primeiramente, em que consiste um transplante de sobrancelhas?

O transplante de sobrancelhas é semelhante aos restantes transplantes. Ou seja, retiramos cabelo/pêlo de uma zona da própria pessoa e colocamos no local que queremos implantar. Apenas temos que rapar uma pequena zona do cabelo (que ficará impercetível) e aí retiramos os cabelos um a um que, posteriormente, serão colocados nas sobrancelhas. Podemos colocar respeitando a forma e grossura que a/o paciente desejar. Este procedimento demora em média umas 4 a 5 horas.

Quais as causas mais comuns para a perda de pêlo nas sobrancelhas?

Esta perda pode ter diversas causas sendo que, a mais comum, hoje em dia, é verificada pela depilação contínua das sobrancelhas. Como há uns anos estava na moda utilizar sobrancelhas muito finas, muitas mulheres depilaram as mesmas sucessivamente, o que originou uma alopecia na zona depilada.

O avançar da idade, essencialmente nas mulheres pós-menopáusicas, por motivos hormonais, pode também originar uma diminuição das sobrancelhas.

Tricologia: que segredos esconde um fio de cabelo?
Tricologia: que segredos esconde um fio de cabelo?
Ver artigo

No entanto, é importante referir que há outras doenças, como as autoimunes que podem provocar esta perda, pelo que quando se verifica, deveremos sempre consultar um médico tricologista.

Que efeitos traz o pós-transplante?

Geralmente, o pós-transplante é simples e indolor. No entanto, há que referir que a pessoa poderá apresentar hematomas na zona por um período de mais ou menos uma semana.

Após o procedimento, é possível voltar a cuidar da sobrancelha e aplicar produtos de Beleza?

Sim. No primeiro mês devemos evitar usar muitos produtos. Após esse tempo, poderão ser aplicados sem problema. O cuidado que realmente deveremos ter é evitar voltar a realizar depilação da zona para não perder os cabelos transplantados.

Curiosidade: como geralmente são implantados fios provenientes do cabelo, o crescimento da sobrancelha vai ser mais rápido que o “normal”, pelo que deverá ser necessário aparar as sobrancelhas a cada semana.

 Que conselhos daria a quem quer realizar um transplante de sobrancelhas?

Fale sempre primeiro com um médico diferenciado e com muita experiência nos transplantes de cabelo e de sobrancelhas. É importante que a consulta de avaliação seja realizada pelo mesmo médico que lhe realizará o transplante, de forma a fazer um correto diagnóstico e esclarecer todas as dúvidas que possam surgir.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.