De todas as zonas do corpo - logo a seguir aos calcanhares - os cotovelos tendem a ser a mais seca e, também, a mais esquecida durante a rotina de cuidados de pele. Mas agora que o frio está a caminho, está na hora de começar a dar prioridade ao cuidado desta área.

O mais importante é repor a hidratação que a pele perdeu e para isso a Miranda traz-lhe as melhores dicas para poder dizer adeus aos cotovelos secos e ásperos. Tome nota.

1- Esfoliar regularmente

Esfoliar a zona dos cotovelos, pelo menos, duas vezes por semana é essencial para remover as células mortas e diminuir a espessura da pele. Uma escova corporal pode ser uma ferramenta fundamental, mas certifique-se de que é suave, pois um excesso de esforço pode fazer com que a pele do cotovelo fique ainda mais seca.

Ainda a recuperar a pele seca do verão? 10 hidratantes corporais à venda na farmácia
Ainda a recuperar a pele seca do verão? 10 hidratantes corporais à venda na farmácia
Ver artigo

2- Aplicar os produtos enquanto os cotovelos estão húmidos

Quando se trata de uma zona muito seca, ajuda se os produtos forem aplicados com a pele ainda húmida. Este gesto vai apoiar ainda mais a barreira da pele, o que é vital para curar e cuidar da pele seca do cotovelo.

3- Optar por texturas mais grossas

De forma a criar uma barreira entre a pele do cotovelo e o mundo exterior, o melhor é optar por fórmulas e texturas mais espessas e nutritivas, como os óleos e as manteigas. Assim, irá proteger melhor a barreira cutânea e ajudar a manter a humidade da pele.

4- Evitar banhos muito quentes

Por muito apetecíveis que possam ser durante os meses mais frios, devemos evitar tomar banhos muito quentes. Porquê? Pode realmente piorar a zona dos cotovelos e a pele em geral.

Slugging: tudo sobre a nova técnica de skincare que domina as redes sociais
Slugging: tudo sobre a nova técnica de skincare que domina as redes sociais
Ver artigo

5- Colocar vaselina durante a noite

Assim como o slugging – a prática de terminar a rotina de cuidados com a pele com um produto oclusivo – pode fazer toda a diferença na hidratação da pele do rosto, usar vaselina nos cotovelos durante a noite, também fará milagres na reparação da barreira cutânea.

6 - Adicionar a ureia na rotina de cuidados com a pele

Os cremes destinados às mãos, pés e calcanhares são ótimas opções também para os cotovelos, devido às suas fórmulas intensamente hidratantes, específicas para lidar com a pele seca e rachada. Qual o ingrediente diferenciador? A ureia, que ajuda a promover uma maior hidratação do tecido e um efeito esfoliante que, por sua vez, vai diminuir a espessura da pele.